Últimas Notícias

Casos de microcefalia no Piauí, pra mim, são antigos.



CASOS DE MICROCEFALIA NO PIAUÍ, PRA MIM, SÃO CASOS ANTIGOS.




Por:Pádua Marques(*)
O ministro Marcelo Castro anda nas últimas horas com a mão na cabeça, quase arrancando os pouquíssimos fios que ainda restam no coco, alarmado com a quantidade de casos confirmados de microcefalia registrados no Nordeste. Eu que não sou médico e muito menos candidato pra coisa nenhuma, mas estou correndo os olhos nas pesquisas pra descobrir, pra saber o que diabo é isso mesmo e quais são os sintomas mais visíveis em criancinhas. E essas criancinhas serão adultos. E sendo adultos serão problemáticos. E aqui na Parnaíba tem um monte desses ditos e sabidos, faltos de juízo.
Mas este meu estudo aprofundado sobre a microcefalia não é este da ciência médica, este em que a criança nasce com a circunferência do cérebro menor do que o normal, que são pouco mais de trinta centímetros de diâmetro, salvo engano. Pois muito bem. Mas enquanto a ciência médica está subindo pelas paredes e arrancando os cabelos, preocupada com mais este problema no Brasil, eu cá comigo já vinha observando há bastante tempo outra doença, desta vez a microcefalia política. E que grassa solta pelo Nordeste. Desde o Maranhão até a Bahia. Não tiro um pra fazer remédio.
E as informações são de que a maior incidência deste surto foi em Pernambuco com 268 casos confirmados. E vejam que coincidência mais infeliz!  Logo em Pernambuco, terra de nascimento do Lula. Logo Pernambuco, que até outro dia nós da família tínhamos orgulho de ser a terra de nascimento de nosso avô por parte da mamãe. Nosso avô, carinhosamente chamado de “seu” Pernambuco. Mas essa nossa admiração de família pela terra de nosso avô começou a mudar a partir do desastre e mar de corrupção que foi o governo de Lula, agora revelado e continua sendo com sua sucessora Dilma Rousseff.
Microcefalia política. Isso mesmo. Desse jeitinho e com todas as letras da literatura, da bibliografia das ciências sociais. O Nordeste, pela minha observação sempre foi e nunca vai deixar de ser o maior criatório desses homens sem nenhum tipo de elegância no poder. E quantos de nós nordestinos deixamos de crescer e avançar tanto política quanto economicamente porque estes indivíduos, muitos nascidos noutras épocas e outros tantos na nossa geração, homens com o cérebro do tamanho de um caroço de tucum ou de feijão, estavam à frente de tudo, afoitos demais em corromperem e serem corrompidos.
No Piauí, pra usar uma linguagem de trabalhador braçal, tem uma carrada deles. Sujeitos que quando no exercício da política se largam a procurar aqui e ali se darem bem com o dinheiro público. E quando no exercício de cargo legislativo ou executivo fazem e acontecem. E mais grave é a questão daqueles empresários que pela função que exercem se deixam seduzir pela porta escancarada da corrupção por aqueles que estão no poder. E vejam como são as coisas. 
Até parece uma loja de vender pregos e parafusos aonde tudo vai entrando nas caixas. A microcefalia política fazendo e revelando nomes. Homens com cérebro pequeno demais. Cérebro pequeno demais pra desenvolver projetos e leis em benefício do trabalhador, e cidadão da rua.  Mas homens e políticos com a cabeça e as mãos bem grandes pra pegar no que é alheio. Olhos curiosos pra enxergar dificuldades em tudo e trabalhar pelo povo que o colocou no poder, mas olhos fechados pra negar de pés juntos o testemunho de colegas de bancada que estão fazendo coisa errada. São animais com microcefalia política. 
O Nordeste está cheio de políticos e até empresários com essa doença. E faz é tempo que ela ataca esse pessoal. O mais interessante é que a microcefalia política e empresarial no Nordeste não mata e nem aleija um miserável desses. Não deixa um desgraçado desses com a boca torta, babando os olhos esbugalhados, se borrando todo e nem urinando no sapato. Muito pelo contrário. A microcefalia política deixa eles é muito elegantes e falando até difícil. 
E quantos de nós ainda hoje estamos trabalhando e dando um duro danado pra depois de muitos e muitos anos termos direito a uma aposentadoria mínima, coisa de não dar nem pra comprar os remédios, muitos desses políticos de má índole, se fingindo de bons, simples, honestos e humildes e tendo nascido na caatinga, de Garanhuns pra uma banda, mas tão logo no poder são acometidos por esta doença, incurável, irreversível. Infelizmente a ciência médica ainda vai talvez levar muito tempo pra descobrir as causas da verdadeira microcefalia. Enquanto isso esta outra, a microcefalia política, principalmente no Nordeste, essa, só Deus.
(*)Pádua Marques é jornalista e escritor

Por : Vanusa Costa.

Nenhum comentário