Últimas Notícias

Deputada Juliana representa Assembleia Legislativa no seminário Brasil-Japão


A Deputada estadual Juliana Moraes Souza-PMDB/Piauí, vai representar o presidente da Assembleia Legislativa do estado do Piauí, deputado Themistocles Filho no Seminário Brasil-Japão Investimento na Região do MATOPIBA – Intercâmbio Econômico e Comercial em Agricultura e Alimentos, atendendo a convite do presidente da Assembleia Legislativa do estado do Tocantins, deputado Osires Damaso.

“No início deste ano o Governador do Estado falou com presidente da Caixa Econômica Federal, Miriam Belchior, com presidente do Instituto das Águas, Herbert Buenos Aires e com a ministra da Agricultura,  Kátia Abreu, onde foram negociados os primeiros passos de investimentos no MATOPIBA na cidade de  Bom Jesus a sede do MATOPIBA. A ministra Kátia Abreu anunciou contrato feito com a USP para realização de estudo na área de inovação tecnológica voltada para os pequenos produtores e confirmou que participará dias 29 de fevereiro e 1º de março desta  reunião, em Tocantins, com o Governo Japonês para tratar de áreas importantes como rodovias, pesquisas e investimentos necessários para o desenvolvimento do sul do Piauí. Queremos saber sobre a concretização dessas ações para que o Piauí não fique apenas constando na sigla do MATOPIBA. A SUDENE defendia interesses de Pernambuco, o Banco do Nordeste do Ceará. Não podemos assistir a história se repetir de maneira pacífica.” Disse a deputada Juliana.
A Seminário será realizado em Palmas na próxima segunda-feira(29) e contará com a presença da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, senadora Kátia Abreu.
Saiba mais
“Matopiba” – A sigla reúne as sílabas iniciais das regiões que formam a área produtiva das divisas dos estados do Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia, e que tem se destacado pelos recordes consecutivos de produção de grãos. Há perspectiva de crescimento para este ano, apesar da crise econômica.
O Matopiba é a última fronteira agrícola em expansão do mundo, segundo o Ministério da Agricultura. Abrange 337 municípios, em um total de 73 milhões de hectares e 5,9 milhões de pessoas. Na Bahia, são 30 localidades envolvidas, com 13,2 milhões de milhões de hectares. O território do Matopiba possui uma expansão baseada em tecnologias modernas de alta produtividade. Hoje, o principal grão destinado à exportação é a soja, porém outras culturas estão despontando, como o algodão e o milho.
A soma da área destinada aos grãos nos quatro estados deverá crescer 4,37% na safra 2014/2015, no comparativo com a safra 2013/2014, saltando de 7,322 milhões de hectares para 7,642 milhões de hectares, de acordo com a estimativa da Companhia Nacional do Abastecimento (Conab). Em termos de produção, o salto é de 18,107 milhões para 19,539 milhões de toneladas.

Nenhum comentário