quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Praça da Graça: Solenidade marca a reinauguração da principal praça de Parnaíba



Criada em 1917, pelo interventor federal Nestor Veras, a centenária Praça Nossa Senhora da Graça, no centro de Parnaíba, que em décadas passadas foi um dos mais importantes e procurados pontos de encontro, de lazer e de negócios dos parnaibanos e turistas, foi reinaugurada na noite desta quarta-feira (18) pelo prefeito Mão Santa, no dia em que aquele logradouro completava 100 anos de existência.
 




Tendo à frente dos trabalhos de recuperação do local as equipes da Secretaria de Infraestrutura, lideradas por Maria da Graça Moraes Souza Nunes (Gracinha), o logradouro público que, com o passar do tempo, não recebeu a devida atenção e manutenção de governos anteriores, perdendo parte de sua história e beleza, como a fonte d’água e o lago, tudo foi completamente reestruturado. Foi empreendida uma verdadeira arte de engenharia e paisagismo, que arrancou elogios e olhares de admiração e orgulho, do imenso público que esteve presente no ato inaugural.


O ambiente que já está sendo chamado de “a Nova Praça da Graça”, ganhou, além da fonte e espelho d’água, vários canteiros estruturais com design em brita e plantas ornamentais, espalhados pelos quatro cantos da praça, mapa turístico da cidade, marco zero e até um jardim suspenso. Em sua fala ao público, Gracinha destacou a relevância da praça para a cidade, lembrando que no passado os encontros familiares eram uma tradição, de amigos e de casais de namorados no local. Ela lamentou a não importância dada à praça, em anos posteriores, tornando-a esquecida, largada na escuridão e aos perigos da noite.

“Quando criança, lembro que toda a cidade vinha pra cá no Natal, com suas  famílias. Ao longo de todo o ano,  a praça tinha vida noturna, mas infelizmente essa tradição foi se perdendo e são esses momentos gloriosos da nossa querida Parnaíba que estamos trazendo de volta para os parnaibanos”, comemorou.
ida noturna que claramente já começa a ser resgatada pela população, turistas, comerciantes e artistas de rua, que ontem lotaram a praça e deram um show à parte. A variedade de lanches à venda era imensa e quem gostou, claro, foi a clientela que, em poucas horas, esgotou o estoque de cachorros quentes levados pela vendedora ambulante Maria José dos Santos Lima, que há 25 anos atua nesta área.
“Consegui vender rapidamente toda a mercadoria que trouxe. A Praça está muito linda, muitas pessoas vieram ver como a praça ficou e a administração está de parabéns. O prefeito Mão Santa está nos possibilitando trabalhar mais e consequentemente lucramos mais também”, elogiou, aos risos.
O evento contou com a presença de inúmeras personalidades e autoridades políticas, como: deputado Dr. Pessoa, os prefeitos de Piripiri e Murici dos Portelas, respectivamente, Luís Cavalcante de Meneses e Ricardo Sales, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Piauí, Zé Filho; a deputada estadual Juliana Moraes Souza, a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Adalgisa Moraes Souza, o secretário de Governo, Carlos Eduardo, a secretária de Educação, Altair Marinho, o secretário de Esportes, Secretário de Gestão Anísio Neves,Sec. da fazenda Gil Borges, o secretário imediato do prefeito Mão Santa, Valdir Aragão e o presidente da Câmara Municipal, Geraldinho,o diretor da escola parnaíbana de administração publica, Prof. Marcus Vinicius, além dos vereadores,Joãozinho do transito, Carlson Pessoa, Daniel Jackson e Joãozinho da Unimagem, vereador André Neves, Vereador Bernardo Lima, Vereador Diniz e Vereador Daniel Jackson.
A programação de reinauguração da praça teve apresentação do Coral Infantil da Escola Municipal Roland Jacob, sob a regência do maestro Beetholven Rodrigues da Cunha; da Companhia de Dança da Ilha Grande de Santa Isabel e da performance do grupo de Street Dance, formado por jovens do Programa Pro Jovem da Baixa da Carnaúba. 

 

A noite ainda cedeu espaço à entrega de Medalhas e Diploma do Mérito Municipal, a cidadãos que há anos contribuem com seus bons serviços na Praça, além daqueles que de alguma forma lutaram pelo engrandecimento da cidade.

A imagem pode conter: 1 pessoa

Destacamos também o relevante trabalho de resgate histórico através da poesia do escritor Diego Mendes Sousa, que está nas placas amarelas ao lado de cada monumento que esta sendo reformado na cidade. Seguem as placas que se encontram na Praça da Graça.



A imagem pode conter: texto

A imagem pode conter: texto




Nenhum texto alternativo automático disponível.

Veja abaixo a relação completa dos homenageados:
Antônio Carlos dos Santos – engraxate desde 1959
Antônio José da Silva (O Guarani) – engraxate 
Antônio Lúcio de Carvalho – produtor rural de fruticultura (acerola)
Antônio Véras Magalhães Vieira – técnico em edificações
Armando Cajubá de Britto Filho – médico radiologista
Bernardo Batista Leão 
Beetholven Rodrigues da Cunha – maestro internacional
Carlos Antônio de Sousa júnior – engenheiro de praças
Djalma Borges dos Santos – produtor rural pecuarista
Edilberto Mendes Vila Nova – delegado chefe da Polícia Federal de Parnaíba
Francisco das Chasgas Sampaio – proprietário da Banda de Revista O Louro
Germano Pinho de Morais – cirurgião de cabeça e pescoço
Jean de Pinho Mendes – produtor rural de gado leiteiro
José Pessoa Leal – deputado estadual e médico
Landerson Moura Fernandes carvalho – presidente da AJE-PI
Luís Cavalcante de Meneses – prefeito de Piripiri
Manoel Arcanjo Oliveira – produtor rural
Manoel Moreira de Abreu Filho – médico e produtor rural
Marcos Roberto Costa dos Santos – delegado da Polícia Federal
Odervaldo Nóbrega de Sousa – produtor rural
Paulo Afonso Lages Gonçalves Filho – Intermed
Paulo Roberto Bezerra de Oliveira – vereador
Raimundo Nonato Albuquerque – proprietário da Hotsat
Sabino Paulo Alves Neto – conselheiro do TCE e deputado estadual
Santina de Brito Bezerra – proprietária de banda de revista

Fonte: BlogdoBSilva 
Edição: Vanusa Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário