Últimas Notícias

Trabalho desenvolvido pelo NEV no Município tem importante função social


O Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica – NEV, desenvolve importante trabalho em Parnaíba, de atendimento às mulheres que sofrem algum tipo de violência. Também vem desenvolvendo um trabalho de divulgação da Lei Maria da Penha dentro das escolas.

De acordo com a advogada do Núcleo, Higima Aguiar, o NEV atende a todas as mulheres que chegam no Núcleo com algum tipo de problema ligado à violência. “Conversamos com elas, pedindo que realizem um boletim de ocorrência na delegacia. É instaurado o inquérito, o primeiro procedimento. Com o B.O em mãos, elas trazem para fazermos a medida protetiva, que é o afastamento do agressor, da vítima. Algumas não aceitam a representação criminal, só querem o afastamento. São poucas que entram no processo criminal, paralelo à medida protetiva”, relatou.

Atualmente o NEV tem 186 casos. “O NEV surgiu em 2015. Quando assumimos em 2017 tinha menos de 100 casos. O aumento, acredito, é devido à coragem de realizarem a denúncia e também por conta da quantidade de propagandas e anúncios que pedem para as mulheres não se calarem. As mídias de rádio, televisão e redes sociais também são grandes incentivadoras, por isso teve esse aumento”, enfatizou a advogada.

Outro ponto mencionado foi com relação ao aumento do feminicídio. Segundo a advogada Higima, a principal causa é a não aceitação do fim da relação, “o maior índice de feminicídio é o término do relacionamento. Quando a mulher percebe que o marido, companheiro ou namorado tem um comportamento diferente, e vê que ele é agressivo, quer tentar terminar a relação, então desperta nele a raiva”.
A gestora do Nev, advogada Maria das Neves Oliveira, disse que também está sendo realizado um trabalho dentro de 18 escolas sobre a Lei Maria da Penha. “É preciso ensinar a lei aos pequenos”, avalia a Doutora Neves, informando que as escolas foram escolhidas pela Delegacia da Mulher”.

O projeto NEV é apoiado pela União Europeia e dispõe de uma equipe de suporte da rede de atendimento às vítimas da violência doméstica, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEDESC). O Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica de Parnaíba (NEV), agora está funcionando na Av. Presidente Vargas, 601, na esquina antes da Caixeiral.

Ascom - PMP

Nenhum comentário