Últimas Notícias

Mais de 32 mil famílias receberam kits de TV Digital na região

kit digital
A Seja Digital, entidade não governamental e sem fins lucrativos responsável pelo processo de migração do sinal de TV no Brasil, informa que às 23h59 desta quarta-feira, 9 de janeiro, o sinal analógico de TV será desligado em Parnaíba, Ilha Grande e Araioses. A decisão foi tomada pelo Gired (Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização dos Canais de TV e RTV), liderado pela Anatel e homologada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Com o objetivo de informar e orientar a população sobre a mudança, além de campanhas em TV, rádio, impressos, portais, redes sociais e do trabalho nas ruas, a Seja Digital realizou eventos e parcerias. O resultado foi uma união de esforços da entidade com prefeituras, voluntários, servidores públicos e líderes comunitários. “Por meio do trabalho da Seja Digital juntamente com a gestão pública, mobilizadores, agentes comunitários, voluntários, instaladores e os veículos de comunicação, foi alcançar e possível orientar a população”, disse Luciane Soares, gerente regional da Seja Digital.
Em parceria com as três prefeituras, a população foi recebida nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) que também funcionaram como pontos de atendimento da população, por meio da capacitação de mais de 124 servidores. O trabalho da Seja Digital também envolveu as escolas públicas, com o Papo Digital, em que crianças e adolescentes foram informados sobre o processo. A ação foi realizada em 33 instituições de ensino e impactou cerca de 9 mil alunos nos três municípios.
Além das prefeituras da região, a ONG Espaço Cidadania e Oportunidades Sociais (Ecos), a Fundação Delta, a APAE de Parnaíba e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Araioses foram importantes atores neste processo, assim como os mobilizadores, antenistas e 160 voluntários que ajudaram a garantir que a informação chegasse a todos os bairros e comunidades. Ao todo, foram realizados 31 mutirões de agendamentos em diversos bairros, nos quais a população além de tirar dúvidas também pôde verificar se tinha direito ao kit gratuito e fazer o agendamento para a retirada dos equipamentos.
A faxineira Rosinete Maria realizou seu agendamento em um dos CRAS de Parnaíba. Sua alegria foi imensa, porque agora ela pode assistir aos programas católicos, seus preferidos, com mais qualidade de imagem e som. “Fiquei muito feliz pois não teria condições de comprar uma nova televisão, nem o conversor e a antena. Mas fiz meu agendamento rapidinho e deu tudo certo”, afirmou.
Distribuição de kits gratuitos
Desde o começo das ações, a Seja Digital distribuiu mais de 32 mil kits gratuitos, com antena digital e conversor, permitindo que diversas famílias tivessem acesso ao sinal digital.
Após o desligamento do sinal analógico, a Seja Digital continuará distribuindo os kits gratuitos por pelo menos mais 30 dias. A expectativa da entidade é que a região siga os passos de Brasília, São Paulo e Recife, e em pouco tempo 100% dos domicílios tenham acesso ao sinal digital.Os canais de atendimento também continuarão à disposição da população para oferecer todo suporte necessário mesmo após o desligamento: o site www.sejadigital.com.br e a central telefônica 147 (ligação gratuita).
Fonte: ASCOM

Nenhum comentário