Últimas Notícias

Máquinas e homens trabalham na revitalização da Lagoa do Bebedouro, em Parnaíba


A prefeitura de Parnaíba que tem a frente o prefeito Mão Santa, através da Secretaria de Infraestrutura e Secretaria de Serviços Urbanos está fazendo um trabalho de revitalização na Lagoa do Bebedouro. 


Várias máquinas e inúmeros caminhões e mais de cem homens estão trabalhando na limpeza das margens da Lagoa do Bebedouro

As obras estão sendo tocadas com recursos próprios do município e tem como objetivo fazer a urbanização do entorno da Lagoa do Bebedouro, incluindo a limpeza das margens da lagoa que devido as décadas de abandono estava tomada pelo mato e lama, drenagem das águas pluviais, construção de um calçadão em seu entorno e implantação de rede de iluminação.

Além da revitalização as obras irão promover a preservação ambiental das suas nascentes. A lagoa recebe águas das chuvas durante o inverno e durante o verão recebe águas do Rio São José e Parnaíba quando das grandes marés, o que mantém a lagoa cheia o ano inteiro. No inverno ela despeja o excesso de suas águas no rio São José através de um sangradouro, evitando que ela transborde causando alagamento aos moradores de seu entorno.
Algumas árvores, especialmente unha de gato, foram cortadas para dar melhor visibilidade a lagoa deixando apenas as mais importantes.

A Lagoa do Bebedouro, um dos mais belos recantos de Parnaíba é de uma beleza ímpar e tem potencial para exploração turística oferecendo mais opções de lazer para os parnaibanos e visitantes. O nome da lagoa se deu por conta de que no passado, ela servia de bebedouro para o gado que pastava nessa zona eivada de rusticidade. No seu entorno prosperaram muitas cocheiras de gado que com crescimento da cidade quase todas tiveram que se deslocar.

A lagoa tem cerca de 3 quilômetros de extensão sendo de grande relevância para a população da região, em especial dos bairros Santa Luzia, Bebedouro e São Vicente de Paula. 
Mais de 100 homens trabalham na limpeza das margens da Lagoa do Bebedouro.

A gestão do prefeito Mão Santa na presença do ex-ministro do Meio Ambiente do governo Temer, Sarney Filho quando esteve em Parnaíba no ano passado, protocolou um projeto solicitando recursos para a revitalização da Lagoa do Bebedouro. O ex-deputado Heráclito Fortes também abraçou a causa e prometeu ajuda. Mas o governo acabou e Heráclito não foi reeleito. 

Esperamos agora que o atual presidente da República, Jair Messias Bolsonaro que estará em Parnaíba dia 14 de agosto, nas comemorações do aniversário da cidade, possa autorizar verbas para a conclusão de um projeto mais amplo para a Lagoa do Bebedouro.

Por: José Wilson | Jornal da Parnaíba/phbemnota

Nenhum comentário