Últimas Notícias

Período chuvoso inicia no PI: previsão de chuvas fortes para Teresina

 

O período chuvoso já começou no sul do Piauí, mas as chuvas, segundo Sônia Feitosa, gerente de Hidrometeorologia da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), ainda estão irregulares. Para Teresina, a previsão é de chuvas mais fortes de sexta-feira (20) para sábado (21), diz Feitosa.

Sonia Feitosa relata que de quarta (18) para quinta (19) ocorreram fortes chuvas no sudoeste do estado, o que não ocorreu nas regiões sudeste e norte. “A região sudoeste, mais para o sul, está bem provida de chuvas, de ontem para hoje, inclusive com alerta válido até amanhã”.

No mapa, o alerta em amarelo vale até às 11h de sexta (20) e prevê “chuva com potencialidade para ter alguns episódios de desastres, mas em potencialidade menor, por exemplo, com ventos até 60 km/h”. O alerta em laranja também vale até sexta-feira com a diferença de que nessas áreas “a potencialidade de chuvas é maior, com chuvas que podem chegar a rajados de vento de até 100 km/h e com chuvas bem intensas”. 

Feitosa fala com sobre a regularidade das chuvas nas regiões do Piauí. “Dezembro (as chuvas) começam a se regularizar, até janeiro nós temos a certeza de que na região sudoeste do estado nós teremos chuvas acima da média, na região sudeste, no extremo semiárido, vamos ter chuvas de normal até acima da média. Não se fala ainda na região norte porque o período chuvoso lá ainda não começou, mas existe uma tendência (de chuvas) dentro dos padrões normais”.

A gerente explica que a regularidade das chuvas é climatológica. “Em dezembro, as nossas chuvas se tornam mais regulares. Agora, nós estamos no episódio La Niña, que nos tira essa certeza de que teremos tão altas temperaturas ou um período chuvoso tão ruim. Ainda que o La Niña não nos garanta chuvas com grande potencialidade, pelo menos teremos a certeza que não serão chuvas tão ruins”. 


Carlienne Carpaso
carliene@cidadeverde.com 


Nenhum comentário