Últimas Notícias

Projeto de Paraisópolis que confeccionou vestido da 2ª colocada no Miss Universo brasileira Julia Gama, já capacitou 250 mulheres em 4 anos

 


No principal concurso de beleza do mundo, a brasileira Julia Gama - coroada como 2º lugar no Miss Universo - usou um vestido que foi confeccionado bem longe do glamour dos desfiles em Miami, nos Estados Unidos. A peça foi costurada pela iniciativa Costurando Sonhos Brasil, que fica no coração de Paraisópolis, uma das maiores favelas de São Paulo.

Recém moradora da capital paulista, Julia conheceu o projeto em dezembro de 2020, quando esteve em Paraisópolis participando da entrega de cestas básicas e brinquedos em uma ação social de Natal.

Como já estava em preparação para o Miss Universo, ela teve a ideia de levar o trabalho das costureiras da comunidade para o concurso. Para a criação da peça, Julia chamou a estilista Michelly X, uma mulher trans. Queridinha das famosas, Michelly já desenhou peças para Xuxa e Ivete Sangalo.

O projeto Costurando Sonhos Brasil foi criado em 2017. Suéli Feio, uma das idealizadoras, conta que a iniciativa surgiu quando ela atendeu uma mulher que tinha sido agredida - junto com um bebê de colo - por seu companheiro.

“E aí nasceu essa ideia de capacitar e de empoderar as mulheres através da capacitação profissional e depois ajudar a inserir no mercado de trabalho ou absorver na nossa oficina colaborativa”, disse Suéli.

De 2017 até agora, 250 mulheres já foram capacitadas em corte, costura e modelagem pelo projeto, que conta com a parceria do Senai.

Na pandemia, o Costurando Sonhos também foi impactado e em 2020 apenas 10 mulheres conseguiram se formar no curso. Como o ateliê teve que ser fechado por um tempo, para evitar que as costureiras perdessem renda, o projeto doou máquinas de costura e 78 profissionais estão trabalhando em home office.


Em 2020, a maior parte do rendimento das costureiras da iniciativa veio da confecção de máscaras. Além de serem comercializadas, cerca de 350 itens de proteção foram doados para a comunidade, que se uniu contra o coronavírus, contratou ambulâncias e entregou marmitas.

Em 2021, a maior demanda do Costurando Sonhos tem sido por máscaras infantis, por causa da volta às aulas presenciais.

“E hoje a gente discute de que forma faz a expansão, de que forma a gente continua impactando. Infelizmente tem muitas mulheres nessa situação, essa situação tem aumentado”, contou Suéli.

A situação é a de violência doméstica. Na semana passada, uma líder comunitária de Paraisópolis foi morta a facadas. Segundo vizinhos, a vítima tinha se separado do ex-marido, que insistia em retomar o relacionamento, e é suspeito de ter cometido o crime. Amarilis de Souza, de 31 anos, deixou cinco filhos.

Além das mulheres capacitadas, o Costurando Sonhos também lançou uma marca própria, a Eleva, e se prepara para lançar sua terceira coleção.

Fonte: G1





Nenhum comentário