Últimas Notícias

O mel de abelha brasileiro é o melhor e mais usado na alta gastronomia

 Marvin Akbari, italiano e embaixador de produtos de alto padrão, comenta sobre o uso do mel brasileiro dentro do mercado de luxo

O Brasil é um país de dimensões continentais, um dos principais produtores de produtos agrícolas e referência internacional em exportação de produtos como soja, milho e cana de açúcar.

 

Porém, existe uma outra preciosidade produzida em solo brasileiro que pode acabar passando despercebida pelos consumidores do país: o mel. De acordo com o italiano Marvin Akbari, embaixador de produtos de alto padrão, o mel de abelha brasileiro é extremamente bem quisto no mercado de luxo, principalmente advindo de pequenos produtores. “ O ecossistema que envolve toda a cadeia, desde os pequenos produtores até os chefs mais renomados que apresentam e valorizam estes produtos, está em constante evolução, atraindo sempre mais o interesse em conhecer o que o Brasil oferece”, afirma.

De acordo com ele, muitos dos chefs renomados já tornaram o mel de abelha brasileiro a estrela de seus principais pratos. “Dentre os produtos de abelhas nativas, o de Jataí é o mais conhecido e fácil de encontrar, mas é fascinante como se abre um mundo quando vamos conhecer outros ‘meles de terroir’. Eles se chamam assim justamente porque o mel traz as características de cada território, em cor, aroma e sabor”, detalha.

O embaixador acredita que é possível criar uma verdadeira experiência ao tornar os meles parte de uma viagem gastronômica. “Cada um conta a história de uma região. O Mandaçaia por exemplo tem um pouco de acidez e é já um mel que mostra a grande diferença no paladar e na textura comparado com um mel tradicional. O Borá, por sua vez, deixa quase um retrogosto de rançoso no fundo e é um dos meles mais utilizados pelos Chefs mais renomados”, afirma.


Por Redação Jornal de Brasília



Nenhum comentário