Últimas Notícias

Peixe-leão é encontrado na praia de Barra Grande, no Piauí; espécie é venenosa e perigosa para a fauna

 

Peixe foi encontrado em um recife de corais entre as praias de Barra Grande e Barrinha, numa área afastada de onde costumam ficar os banhistas. O animal, que não é natural das praias brasileiras, é venenoso e põe em risco seres humanos e as espécies nativas.


Um mergulhador encontrou um filhote de peixe-leão no mar da praia de Barra Grande, em Cajueiro da Praia, no Piauí. O animal, que não é natural das praias brasileiras, é venenoso e põe em risco as espécies nativas.

O peixe foi encontrado pelo mergulhador Alex Guerreiro. Ele disse que encontrou o peixe em um recife de corais entre as praias de Barra Grande e Barrinha, numa área afastada de onde costumam ficar os banhistas.

"É um risco até para os pescadores. E se tem um filhote ali, então tem vários outros por lá", comentou.

O pescador gravou um vídeo para alertar os pescadores e turistas sobre a presença do animal. “Quero avisar que ele já está aqui na Barra Grande. Muito cuidado com esse rapazinho aqui", comentou o mergulhador no vídeo.

Peixe-leão no Brasil
Desde janeiro de 2022 o peixe-leão tem aparecido em praias brasileiras. Os primeiros casos foram detectados por pesquisadores do arquipélago de Fernando de Noronha, no Pernambuco.

Em abril, outros peixes-leão foram encontrados no mar do Ceará. Nessa segunda-feira (25), um pescador foi hospitalizado depois de pisar em um deles na praia de Bitupitá, na fronteira do Ceará com o Piauí. Ele sofreu convulsões e paradas cardíacas, e foi hospitalizado duas vezes desde o acidente.

Apesar de sua beleza, o peixe-leão representa uma grande ameaça para a biodiversidade brasileira e representa riscos à nossa saúde. A espécie não é natural do Brasil, mas há ocorrências de aparição na costa do Pará, Fernando de Noronha (PE), e no Ceará, o que tem deixado especialistas em alerta.

Além do risco para os seres humanos, a presença do animal ameaça também a vida marinha da região, já que ele se alimenta de espécies menores.

Fonte: G1 PI






Nenhum comentário