Últimas Notícias

Cheias dos rios já causaram mortes de seis pessoas no Piauí; Bombeiros orientam

 

Rio Poti na localidade Bebedouro em Buriti dos Montes

Com as cheias dos rios e barragens do estado do Piauí, seis pessoas já morreram afogadas em menos de um mês. Os afogamentos aconteceram em Buriti dos Montes, Piripiri, Piracuruca, Novo Santo Antônio e Boa Hora.

Na manhã de ontem (9) foi resgatado o corpo do idoso Francisco Lucas da Silva, de 60 anos, que estava desaparecido desde sexta-feira (7) quando decidiu atravessar o rio Poti na localidade Bebedouro, que fica em Buriti dos Montes. Ele acabou sendo arrastado pela correnteza e desde então o Corpo de Bombeiros estava realizando buscas na região, com o corpo sendo localizado ontem.

Outro caso que ocorreu no domingo foi de um jovem de 18 anos, identificado como Pedro Tiago de Oliveira Silva, que morreu afogado na tarde de ontem, quando pulou de uma ponte no rio dos Matos no município de Piripiri, a 161 km de Teresina.

O Corpo de Bombeiros de Piripiri informou que o jovem estava banhando com alguns amigos quando pulou da ponte.

“Ele estava banhando com alguns amigos, quando decidiu pular de uma ponte para o rio e acabou se afogando. Nós não sabemos se ele sabia ou não nadar, mas logo ele desapareceu. Tinha alguns pescadores na região, que logo depois tiraram ele do rio, mas já estava morto”, informou o subtenente Gerrisson.

Uma equipe do Instituto de Medicina Legal (IML) fez a retirada do corpo do local.

Boa Hora

Na última quinta-feira (6) ocorreu o resgate do corpo do adolescente Yolavio Rodrigues, de 15 anos, que havia desaparecido na última terça-feira (4) enquanto tomava banho com alguns amigos no Rio Corrente, na localidade São Vicente, do município de Boa Hora, a 141 km de Teresina, região Norte do Piauí. 

Segundo relatos, a água do rio já estava passando por cima da ponte e algumas pessoas usavam o local para banhar. Yolavio foi pular da ponte no rio e se afogou. O corpo foi localizado quase dois dias depois após ser encontrado por pescadores.

Piracuruca

Na última quarta-feira (5) também foi resgatado o corpo de Mateus Bruno de Sousa, de 26 anos, que estava desaparecido desde segunda-feira, 3 de abril, após se afogar na Barragem de Piracuruca, a 204 km de Teresina.

O jovem desapareceu quando estava banhando com a namorada na barragem. Uma equipe do Corpo de Bombeiros realizou as buscas e conseguiu fazer o resgate.

Ainda no dia 27 de março, um pescador identificado como José da Silva Santos, de 48 anos, desapareceu após cair no Rio Piracucura, durante uma pescaria. Na região, o volume da água aumentou consideravelmente devido às fortes chuvas. Ele estava pescando com uma tarrafa, escorregou e foi arrastado.  O corpo foi encontrado dois dias depois pelos Bombeiros.

Novo Santo Antônio

No dia 12 de março, Ricardo Mendes Corrêa, de 31 anos, foi encontrado morto após se afogar na Cachoeira das Corujas, na localidade Pau de Chapada no município de Novo Santo Antônio, a 106 km de Teresina. 

Segundo informações do Grupamento da Polícia Militar (GPM) de Novo Santo Antônio, Ricardo Corrêa teria ido ao local com alguns amigos no dia 11, quando em determinado momento ele começou a se afogar e desapareceu logo em seguida.

Cheia dos rios e orientação do Corpo de Bombeiros

Com a cheia dos rios, cachoeiras, riachos e barragens, muitas pessoas aproveitam esse período para banhar, mas a orientação do Corpo de Bombeiros é não banhar, pois a correnteza e o alto nível da água aumentam a probabilidade de acidentes.

Atualmente o rio Longá na cidade de Esperantina e o rio Marathaoan na cidade de Barras estão em cota de inundação. O rio Parnaíba na cidade de Luzilândia está em cota de alerta. Os demais rios da bacia do rio Parnaíba estão em situação de normalidade, segundo o boletim do Sistema de Alerta Hidrológico na Bacia do Rio Parnaíba.

"Está chovendo bastante no Piauí, então a cabeça d’água ou tromba d’água, ela é formada com o acúmulo de água no leito do rio que banha aquela cachoeira. Então vai se acumulando água e aquela água acumulada é dispendida de uma hora para outra e vem varrendo o leito do rio com pedras, troncos, galhos de árvore e despenca de uma vez naquela cachoeira sem ter condições daquelas pessoas que estão ali se salvar”, disse a tenente-coronel Najra Nunes.


Bárbara Rodrigues
redacao@cidadeverde.com


Nenhum comentário