Últimas Notícias

Píer do Porto das Barcas é interditado após aumento do rio Igaraçu em Parnaíba

 

O píer do Porto das Barcas, na cidade de Parnaíba (a 337 km de Teresina), foi interditado  após aumento do nível do rio Igaraçu que danificou a estrutura.

O diretor do Porto das Barcas, Rick Costa, informou que apenas o píer foi interditado e que as demais áreas, como o museu e o restaurante continuam em funcionamento.

“Interditamos somente o píer no domingo porque o nível do rio subiu bastante. Acreditamos que em torno de um metro e meio. A plataforma do píer é ligada a uma passarela. Normalmente essa plataforma fica baixa, mas o rio subiu muito e ela acabou se elevando o que também elevou a passarela, que é conectada a seis cabos de aço e duas correntes. Com isso, três cabos foram danificados”, explicou.

Ele disse que a interdição foi necessária para evitar acidentes. “O que estamos fazendo é uma prevenção, porque muitos turistas têm o costume de sentar no píer e de usar o local para tirar fotos, mas a correnteza está muito forte, o que poderia causar um acidente, então decidimos isolar o local, mas é só ele, porque os demais estão funcionando normalmente”, informou.

Rick Costa disse que a Secretaria Estadual de Cultura, responsável pela administração do local, já foi informada sobre a situação. “Eles mandaram uma equipe ainda ontem, e uma das medidas de prevenção é trocar os cabos de aço, por outros mais resistentes, porque aqui tem a questão da salinização, assim como botar umas mangueiras de proteção. Já temos equipes fazendo a manutenção no local, mas não temos previsão de quando vamos reabrir o píer”, destacou.

Ele explicou que há anos não ocorria um aumento assim do rio. “Já aconteceu do rio subir muito há alguns anos, mas desde a entrega da reforma em junho de 2021, não tinha acontecido um aumento do rio como neste ano O nível do rio ainda está alto e estamos atentos”, declarou.


Bárbara Rodrigues
redacao@cidadeverde.com


Nenhum comentário