7 macetes na hora de grelhar o frango vão deixar ele muito mais macio e suculento
Optar por comer um franguinho grelhado no almoço ou jantar não significa encarar um pedaço pálido ou borrachudo de carne própria de um menu de hospital. Com algumas dicas e cuidados no preparo, é possível conseguir um frango grelhado e douradinho por fora que fique macio e suculento por dentro. Descubra alguns macetes a seguir:
Como fazer frango grelhado suculento: dicas práticas
1. A primeira dica é sobre o corte. Opte por não cortar nem escolher filés muito finos e ou muito grossos. Assim, fica mais fácil conquistar o ponto certo de cozimento sem ressecá-los demais ou deixá-los crus por dentro.
2. O ideal para que a carne fique mais suculenta é só usar cortes resfriados e nunca congelados. Mas, se essa for sua única opção, deixe descongelar naturalmente dentro da geladeira. Não apresse este processo mergulhando o frango na água ou aquecendo no micro-ondas.
3. Tempere o frango antes de ir para grelha ou frigideira. Adicione o sal e outras ervas desidratadas ou temperos aromáticos em pó, como a páprica, cúrcuma e pimenta do reino na carne ainda crua um pouco antes de ir para o fogo.
4. Adicione ao marinado um pouco de azeite ou óleo vegetal. Uma pequena quantidade, mesmo sabendo que você vai precisar também untar a grelha ou frigideira na hora da cocção, e massageie bem. O objetivo é simples: essa camada de gordura vai selar os temperos na carne fazendo com que o corte não desidrate tão rapidamente quando for ao fogo.
5. É desaconselhável mexer nas postas de carne enquanto estiverem fritando ou grelhando para não comprometer a suculência. Evite também virar o corte de lado muitas vezes. Sele um lado do frango, vire e espere terminar de cozinhar.
6. Use o fogo bem alto. O sinal que indica o momento que a posta ou filé de carne já pode ser virado é quando sua superfície crua virada para cima começar a suar. Quando estiver suando de um lado, você já pode virar.
7. Depois de selar os dois lados, reduza o fogo para médio e espere terminar de cozinhar, caso ainda seja necessário. Se certifique apertando sempre o centro da peça para sentir sua consistência. Se sentir necessidade, corte a carne para checar seu ponto por dentro.
Nenhum comentário