Setor de serviços recua pelo segundo mês seguido e encolhe 0,4% no terceiro trimestre
Após encolher quase 1% no mês de agosto, o volume de serviços prestados no Brasil recuou 0,3% no mês de setembro. Com a nova perda, o setor responsável por cerca de 70% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional fecha o terceiro trimestre com queda de 0,4%, segundo dados revelados nesta terça-feira (14) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Com as quedas, o segmento acumula perda de 1,6% nos dois meses negativos, eliminando parte do ganho de 2,2% do resultado somado de junho a agosto. Ainda assim, o ramo figura 10,8% acima do patamar pré-pandemia, mas ainda 2,6% abaixo do ponto mais alto da série histórica da PMS (Pesquisa Mensal de Serviços), alcançado em dezembro do ano passado.
No indicador acumulado do ano, o volume de serviços tem alta de 3,4% ante o mesmo período de 2022. Já o acumulado dos últimos 12 meses é de 4,4%. Rodrigo Lobo, analista da pesquisa, explica que setembro foi o terceiro mês de menor receita oriunda de prestação de serviços no ano, na frente apenas de janeiro e abril.
Fonte: R7
Nenhum comentário