segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Incêndio de grandes proporções atinge Parque Nacional Serra das Confusões

Um incêndio de grandes proporções atinge neste momento parte do Parque Nacional da Serra das Confusões,  na região Sul do Piauí. De acordo com o chefe do parque José Wilmington Paes Landim Ribeiro, as chamas já duram mais de uma semana e cerca de 28 brigadistas contratados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), trabalham para conter as chamas.
A maior parte do incêndio fica fora do parque, mas em uma área considerada corredor ecológico, que fica entre dois parques, o Parque Nacional da Serra da Capivara e o Parque Nacional da Serra das Confusões. "Estamos neste momento em 14 brigadistas e mais oito voluntários tentando conter as chamas. O fogo ainda continua, mas apesar de ter grandes proporções, só atingiu uma pequena parte do parque,  já está tudo sob controle. Há dias que está mais controlado, outros perdemos um pouco controle, mas acreditamos que nos próximos dias o fogo acabe", explicou o chefe.
José Wilmington explica ainda que incêndios maiores atingiram recentemente o parque. Há cerca de dez dias, o maior incêndio do ano atingiu o local, e foi contido em cerca de 5 dias. "O último incêndio atingiu uma área maior do parque, mas conseguimos conter e foi o maior do ano. Esse de agora atingiu uma parte pequena e incêndios são comuns nessa região por conta das altas temperaturas e da baixa umidade", explicou.
Segundo o chefe de parque o local possui estrutura e equipe necessária para evitar que as chamas se alastrem dentro do parque e a estrutura do local não está comprometida e nem corre riscos por conta das chamas.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário