Últimas Notícias

Segundo dia da Feira do Empreendedorismo em Parnaíba continua intenso

Acontece até  sexta-feira (30) a Feira do Empreendedorismo do Sebrae. O evento, que envolve oportunidades de negócios e capacitação, está sendo realizado  no Centro Esportivo Dirceu Arcoverde, o Verdinho. A Federação das Indústrias do Estado do Piaui (FIEPI) é parceira desta iniciativa e tem um estande na Arena da Indústria.


  No espaço dedicado a Indústria, uma exposição dos projetos desenvolvidos pelo SESI e SENAI na área da inovação e tecnologia está sendo apresentado ao público.
Sendo um dos espaços mais visitados, a exposição de robótica realizada pelo SESI chamou a atenção dos mais curiosos que passaram por lá.Os projetos desenvolvidos pelos alunos da Escola Integrada Dep. Moraes Souza já conquistaram medalhas na última Olimpíada Brasileira de Robótica na cidade de Teresina.




CAPACITAÇÕES
Palestrantes de renome nacional estão presença da Feira do Empreendedorismo de Parnaíba, entre eles Gustavo Cerbasi, Gil Giardelli, Raimundo Martins, Bel Pesce e Walter Rodrigues.
Gustavo Cerbasi ministrará a palestra Escolhas Inteligentes para o seu Bolso e sua Vida. Cerbasi é mestre em Administração/Finanças pela USP, formado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas, com especialização em Finanças pela Stern School of Business – New York University e pela Fundação Instituto de Administração, FIA. Autor de diversos livros, entre eles o best-seller Casais Inteligentes Enriquecem Juntos. É colunista da Rádio Globo, da revista Época e do programa Mulheres (TV Gazeta), além de colaborador de diversos outros veículos de mídia impressa, televisiva e internet.
Gil Giardelli, estudioso da cultura digital, com mais de 15 anos de experiência, vai falar sobre Empresas do Século XX, Pessoas do Século XXI. Giardelli é web ativista e, por onde passa, difunde ideias inovadoras e inspira o empreendedorismo social no Brasil.
A palestra Criando Oportunidades será ministrada por Bel Pesce, empreendedora apaixonada por negócios e fundadora da FazInova, uma escola que ajuda pessoas e realizarem seus sonhos. Bel é escritora e autora de três best sellers: A Menina do Vale, Procuram-se Super Heróis e A Menina do Vale 2. A palestrante foi eleita pela época como uma das 100 pessoas mais influentes do país, e pela Forbes como um dos 30 jovens mais promissores do Brasil. Recentemente, foi vencedora do Women´s Initiative Awards. É colunista da Revista Exame, do Jornal Estado de São Paulo e da Rádio CBN.
O escritor, ator e jornalista Raimundo Martins ministrará a palestra Inovação. Martins já dirigiu empresas do ramo de comunicação e de varejo, e atualmente produz e apresenta o programa Estado de Excelência, um observatório de boas práticas empreendedoras, veiculado pela emissora da Band, em Santa Catarina, e também disponível na internet.
Walter Rodrigues também abrilhantará a Feira do Empreendedorismo. Sua palestra vai tratar sobre Caminhos da Moda: Cenário e Oportunidades. Rodrigues é um dos nomes mais fortes da moda brasileira, já tendo desenvolvido diversos projetos com artesãos e empresários do Piauí, sempre com foco na identidade local.
Oficinas gastronômicas de processamento de frutas orgânicas, preparo de tapiocas, saladas, molhos, sucos e caipifrutas também estão na programação da feira. A chef Mônica Rangel comandará a oficina Minas com Sotaque Piauiense. Mônica, que é grande representante da cozinha nacional e está à frente do Restaurante Gosto com Gosto (RJ), esteve no Piauí desenvolvendo um trabalho para o Festival Gastronômico Maria Izabel, que aconteceu em Teresina, em agosto. O resultado desse trabalho será apresentado durante essa oficina em Parnaíba.
Outra atividade que acontecerá como parte da programação da Feira do Empreendedorismo é o Seminário Fomenta, cujo objetivo é estreitar as relações comerciais entre a administração pública e as micro e pequenas empresas e os produtores rurais.
Durante o seminário, serão apresentadas a legislação e a importância dos pequenos negócios nas compras públicas. Também será tratado sobre a Lei Complementar 147, que normatiza as contratações públicas da administração direta e indireta, e prevê que deverá ser realizado processo licitatório destinado exclusivamente à participação dos pequenos negócios nos itens de contratação cujo valor seja de até R$ 80 mil.
CORRIDA DE STARTUPS
Ainda como parte da programação da Feira do Empreendedorismo acontecerá uma Corrida de Startups. Essa ação é um concurso cultural que propõe o amadurecimento de idéias de startups e premia a melhor. Durante os quatro dias as equipes inscritas terão a oportunidade de amadurecer suas idéias de negócios, com o auxilio de mentores especialistas em criação de startups.
Para participar, o candidato deve preencher o formulário de inscrição no endereço eletrônico www.feiradoempreendedorismo.com.br/corrida-de-startups/ e aguardar a divulgação dos projetos selecionados. Os 16 melhores projetos participarão da Corrida de Startups durante a Feira do Empreendedorismo, em Parnaíba.
Além de dar orientações, os mentores ministrarão palestras com temas relevantes para a criação de uma startup de sucesso. No último dia do evento, uma banca julgadora irá avaliar o resultado, através dos pitchs (apresentação do projeto inovador) das equipes. Os três primeiros colocados receberão prêmios.



 Fonte: BlogBSilva e
ASCOM FIEPI Monica Pessoa

Nenhum comentário