sábado, 16 de abril de 2016

Penitenciária de Parnaíba é inspecionada pela Perícia Criminal após duas rebeliões

penitenciária (4)
Uma equipe do Núcleo do Instituto de Criminalística de Parnaíba realizou uma visita técnica na manhã desta sexta-feira (15/04) a penitenciária mista de Parnaíba. A intervenção foi feita após solicitação da juíza de Direito, Maria do Perpétuo Socorro Ivani de Vascocelos, da 1ª Vara Criminal de Parnaíba, ao diretor do Núcleo de Criminalística de Parnaíba Frederico Augusto Pires Soares. A solicitação é referente à constituição de um laudo sobre a realidade estrutural do presídio, que ficou danificado após duas rebeliões ocorridas e que tiveram também como alvo a depredação do prédio. 

penitenciária (7)A Penitenciária Mista de Parnaíba Juiz Fontes Ibiapina se encontra com celas danificadas, cadeados serrados, paredes e telhados queimados e com buracos, além de alguns presos estarem com problemas de saúde com doença de pele, por exemplo, ainda bebem água diretamente de cisternas; pois o abastecimento está comprometido. São constantes a utilização de aparelhos celulares e presos que desmontam barbeadores para se utilizar das lâminas como armas. Fossas sépticas abertas exalam mau cheiro, bem como lama e muita sujeira compõem a realidade da penitenciária. 
A superlotação está agravada, pois onde devem estar seis presos, estão reclusos 26 detentos. Outras celas têm sete presos quando deveriam ter somente um. Por conta desta realidade de profundos danos estruturais da penitenciária, a realidade precisa de uma intervenção, que já apresenta seus primeiros indicativos com a visita da perícia criminal.
penitenciária (9)penitenciária (6)
penitenciária (1)penitenciária (8)
penitenciária (10)
Por Daniel Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário