Últimas Notícias

Sete planilhas prontas para você economizar dinheiro usando Excel

Planilha é ideal para controle de gastos pessoais (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)
Manter a vida financeira organizada pode ser uma tarefa desafiadora para muita gente. Uma opção para colocar o orçamento em dia é usar planilhas cheias de cálculos e funções do Microsoft Excel


Mesmo quem não domina profundamente os recursos do programa pode usar modelos prontos da Microsoft para começar a planejar melhor gastos e ter mais controle sobre o dinheiro. Abaixo, você vai conhecer templates de planilhas de orçamento que vão te ajudar a poupar.
Excel pode te ajudar a economizar dinheiro; veja como usar templates prontos (Foto: Divulgação/Microsoft)

1) Orçamento Familiar
A planilha de Orçamento Familiar foi desenvolvida para atender as necessidades de uma família. Bastante completo e bem resolvido graficamente, o modelo conta com áreas separadas para anotar o dinheiro que entra no orçamento, o que sai em diversos tipos de despesas, e funções para calcular saldos e indicar tendências com gráficos fáceis de compreender.
2) Controlador de Dinheiro Pessoal 
A planilha de Controlador de Dinheiro Pessoal de destaca por ser voltado para uso de uma só pessoa. O gráfico na forma de termômetro é um atrativo para quem quer ficar longe do vermelho.
Com planilhas acessórias, esse modelo de orçamento dá ao usuário a possibilidade de gerar gráficos e criar um balanço de resumo do desempenho do mês, bastante útil na hora de consultar algo depois.
3) Calculadora de Despesas Pessoais
Calculadora de Despesas Pessoais é um espaço para anotar valores gastos numa série de atividades e, assim como alguns exemplos da lista, o template exibe gráficos que facilitam o acompanhamento e a evolução da saída de dinheiro realizada ao longo de um mês nas suas contas.
4) Planejador de Viagens
Com o Planejador de Viagens é possível calcular, por exemplo, o que é mais vantajoso: avião ou carro. Além disso, permite que o usuário tenha ideia dos totais que serão necessários para curtir sem aperto.
Outro aspecto legal desse template é que ele conta com dicas para orientar mesmo quem não domina profundamente os recursos do Microsoft Excel. Dessa forma, o preenchimento com os valores a serem gastos é mais tranquilo e você não corre risco de estragar nada nas fórmulas.
5) Registro do Consumo de Gasolina
Com o Registro do Consumo de Gasolina, gastos com combustível deixam de ser um grande vilão no orçamento. Para quem precisa controlar esse tipo de despesa, há um template para calcular o custo médio por litro e o custo por quilômetro rodado, auxiliando viagens e empresas de transporte.
O template é especialmente útil para quem precisa planejar uma viagem, por exemplo. Sabendo a distância a ser percorrida, é possível estimar quanto a viagem vai custar em termos de combustível.
6) Relatório de Despesas
Relatório de Despesas é útil para quem precisa manter um controle preciso de despesas para reembolso. Quem viaja muito à trabalho pode usar o modelo para manter as contas em ordem e ter uma ideia precisa de quanto dinheiro já gastou e de quanto terá direito na hora de pedir reembolso.
Recheado de recursos e funções, esse modelo contempla até mesmo profissionais que recebem reembolso por quilômetro rodado. Há espaços para anotações de datas de início e fim da viagem, além de campos para colocar o nome dos chefes que devem autorizar gastos e a viagem.
7) Lista de compras
O template de Lista de Compras permite que você crie uma planilha bem detalhada sobre os produtos que costuma comprar. É possível colocar preços, quantidades e até os locais onde essas compras são feitas.
O interessante desse template é permitir que você organize suas compras de Natal e outras festas e tenha condições de ver quais são os produtos que geram maior impacto no orçamento, assim como os estabelecimentos em que mais gasta. Com essas informações em mãos, torna-se mais fácil saber que tipo de produto você precisa encontrar por aí a preços melhores.

Nenhum comentário