Últimas Notícias

Acesso ao restaurante da UFPI será com carteirinha digital


Parte do acesso ao Restaurante Universitário (RU) do campus Ministro Reis Veloso da Universidade Federal do Piauí (UFPI) agora é digital. A partir deste sábado (27/08) o sistema com a utilização de cartão magnético passa a ser utilizado em caráter experimental com os 43 alunos da residência universitária e mais alguns alunos, técnico-administrativos e docentes selecionados. A previsão é que até o primeiro semestre de 2017 o sistema se expanda para toda comunidade acadêmica.


Segundo o professor da UFPI, Dr. Gildário Dias Lima, que é um dos responsáveis pelo projeto, após a expansão a carteirinha intitulada “RU Card” também poderá receber créditos para a compra de outros serviços dentro da universidade. Na terceira etapa o cartão além de representação estudantil, validação no RU com sistema de créditos, também será utilizado na biblioteca. Futuramente a meta é instalar o mesmo sistema no transporte coletivo de Parnaíba, visando facilitar a meia passagem aos estudantes parnaibanos.

“O sistema funciona de forma bem simples. Cada estudante terá a sua carteirinha e fará o reconhecimento da mesma em um sensor, que no caso do RU, está posicionado na entrada. Reconhecido o aluno, todos os dados irão aparecer em uma tela bem ao lado, além da foto cadastrada. Um dos objetivos é evitar que pessoas não autorizadas a utilizar o restaurante, possam atrapalhar a refeição dos universitários”, explicou o professor Gildário Lima.

O sistema foi lançado na manhã de sábado (27/08), durante a programação do ArtTRON – etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica. A inauguração aconteceu com a carteirinha da vice-reitora da UFPI, Dra. Nadir Nogueira, que aprovou a agilidade da entrada ao espaço de alimentação.

“Até então tínhamos um controle artesanal e que falhava muito, além das filas enormes. Na entrada do RU fica difícil o servidor checar cada carteirinha e o comprovante de histórico escolar. Diante disso, aproveitamos a instalação do Polo de Desenvolvimento Tecnológico em Parnaíba, para lançar este desafio ao professor Gildário, visando obter um cartão com a garantia do acesso de quem realmente deve utilizar o restaurante”, explicou Nadir Nogueira.
A vice-reitora informou ainda que o sistema deverá ser expandido para os outros campus da Universidade Federal do Piauí. “A ideia a princípio foi instalar aqui em Parnaíba, mas o magnifico resultado nos força a levar este benefício aos demais campus do nosso estado”, disse.
A primeira etapa do sistema, inaugurado neste sábado (27), identifica o aluno por meio de um cartão que utiliza tecnologia “rfid” e é uma plataforma open source: controladora arduino. O projeto é uma parceria entre o Laboratório de Neorofísica da UFPI (Lanf) e Polo Tecnológico, através da empresa LevSoft.
Assessoria de Comunicação 

Nenhum comentário