Últimas Notícias

Buriti dos Lopes é o maior produtor de Arroz do Piauí


O Programão pegou a estrada e em plena época de altas temperaturas foi surpreendido por uma chuva no meio do caminho. Helder Vilela foi visitar Buriti dos Lopes, no norte do estado, cidade destaque do quadro Isso é Piauí. O trecho entre Piracuruca e Buriti dos Lopes é de 100 km e é o menos habitado e por isso deixa uma sensação de que demora a chegar.



O nome da cidade está ligado à grande quantidade de buritizal encontrado na região e dos Lopes, segundo Gildásio Silva que é historiador, é porque eles foram os primeiros habitantes do local. Eles chegaram à região por volta de 1711 e lá estabeleceram uma residência, em virtude do seu sobrenome associada à presença da árvore, o local ficou conhecido como Buriti dos Lopes.

Mas a cidade de cerca de 20 mil habitantes é formada também por Sousas, Silvas, Sales e outra família que é importante pra história da cidade, os Escórcios. O Programão foi até o Solar dos Escórcios, uma casa que tem 102 anos de idade e é uma das mais antigas da cidade.

Álvaro Escórcio conta que além de ter sido um grande centro político, também funcionou um comércio, agência bancária. A casa foi construída pelo seu tetravô, o Coronel Jonas Escórcio. Ele conta que ao longo desses 102 anos, eles fizeram restaurações mantendo o mesmo padrão e sem alterar sua arquitetura. “Quanto mais a gente conseguir preservar, melhor. Não só pra história da nossa família, como pra história do Buriti”, afirma.

E no casarão encontramos outro destaque de Buriti, conhecido internacionalmente, o bordado. Isso graças ao talento de dona Lili Escórcio. Ana Rosa Escórcio conta que foi sua tia que teve a iniciativa de propagar o trabalho manual na cidade. “Muitas moças da cidade foram treinadas por ela, tanto no ponto de cruz como no crochê”, conta.

Há 32 anos dona Maria do Socorro Rosa repassa o seu conhecimento para outras moradoras da cidade, ela foi uma das alunas de Lili Escórcio. Ela ensina o ponto cruz, ponto cheio, ponto paris e crochê.

Outra curiosidade de Biriti dos Lopes é a Lagoa Grande que tem 32 quilômetros de circunferência. Além dessa, também tem outras lagoas. E essa quantidade de água no município faz com que ele seja destaque em outro ponto, ele é o que mais produz arroz no nosso estado.

Fonte: G1

Nenhum comentário