Últimas Notícias

DIA 10 DE JULHO COMEMORADO DIA MUNDIAL DA PIZZA

Imagem relacionada

O mundo celebra nesta segunda-feira dia (10) o Dia Internacional da Pizza, prato ícone da gastronomia italiana. Conheça curiosidades sobre um dos alimentos mais consumidos e amados do planeta.

 Segundo matéria do Jornal do Brasil, conheça algumas curiosidades.

ORIGEM- Acredita-se que os egípcios foram os primeiros a fazerem uma pizza, ao misturar farinha e água. Alguns especialistas, porém, creem que a receita teve origem na Grécia, com massas a base de farinha de trigo ou arroz. Os antigos egípcios,muçulmanos e chineses também estão na corrida para serem considerados os responsáveis pela criação da pizza, mas a única certeza é de que foi em Nápoles, na Itália,que surgiu a primeira massa redonda.

DIA DA PIZZA- A data é comemorada no dia 10 de julho desde 1889, quando o rei Umberto I e a rainha Margherita provaram uma pizza pela primeira vez. A receita realizada por Rafaelle Esposito, em Napóles, na Itália, no século XIX, foi recheada com ingredientes que remetiam às cores da bandeira italiana: mussarela (branco), tomate (vermelho) e manjericão (verde), dando origem à pizza Margherita. 

PIZZAIOLOS - Essenciais na produção da pizza, os pizzaiolos, há anos, mantêm a tradição gastronômica do alimento, porém ainda sofrem com a falta de leis trabalhistas que garantem os direitos e deveres da categoria. Em junho de 2016, 22 senadores apresentaram projeto de lei que prevê a criação de registro profissional para os responsáveis pela arte da pizza italiana.


Imagem relacionada
BRASILEIRA X ITALIANA- Vinda junto com os imigrantes italianos no século XIX, a pizza italiana sofreu algumas adaptações para conquistar os brasileiros. Com massa grossa, fina, bordas recheadas ou não, a pizza consumida no Brasil tem os sabores e formatos mais diversos, podendo ser a tradicional, de metro e até de panela de pressão. Cada pizzaria tem seu segredo e sua receita, incluindo no cardápio variedades gourmet e pizzas doces. Já a pizza napolitana é mais fina e a borda menos crocante e simples. Além disso, é menor, para ser comida individualmente. Geralmente, há menos recheio para que os sabores de cada ingrediente sejam explorados ao máximo. Além da Margherita, as receitas mais servidas na Itália são: * MARINARA: é temperada apenas com molho de tomate, alho, orégano e azeite de oliva; * DIAVOLA: base com ingredientes da Margherita com salame picante (ou peperoni); * PROSCIUTTO E FUNGHI CHAMPIGNON: molho de tomate e queijo mussarela permanecem como base, mas são cobertos com fatias de presunto e cogumelos; * 4 STAGIONI: esta pizza é dividida em 4 partes, com 4 ingredientes diferentes (cogumelos, presunto, alcachofra e azeitonas pretas), mantendo a base com molho de tomate e mussarela; * BOSCAIOLA: mussarela, cogumelos e linguiça. * MARE E MONTI: molho de tomate, mussarela, cogumelos, camarões, alho e salsinha.

CONSUMO:A pizza é um dos principais alimentos mais ingeridos no mundo. De acordo com a Associação Pizzarias Unidas do Estado de São Paulo (APUESP), diariamente são consumidas mais de 1 milhão de pizzas no Brasil, sendo 572 mil apenas em São Paulo, o que faz a segunda cidade que mais consome o alimento no mundo ficando atrás apenas de Nova York. Na Itália, são cerca de 1,8 bilhão de pizzas devoradas por ano.

PATRIMÔNIO DA UNESCO - Com o objetivo de promover a arte da pizza napolitana, já que a pizza representa a Itália no mundo, o país lançou a candidatura do alimento para se tornar Patrimônio Mundial da Humanidade da Unesco. A negociação que envolve 200 países será finalizada este ano de 2017.Enquanto esperamos o resultado oficial, vai uma pizza aí?

Editada por:Vanusa Costa.
Imagens: Dalvaday e Obaoba

Nenhum comentário