Últimas Notícias

Prefeitura Municipal de Parnaíba e entidades se unem em evento do NEV



A Prefeitura Municipal de Parnaíba, através do Núcleo de Enfrentamento a Violência Doméstica – NEV e parceiros realizou nesta  manhã de seta sexta-feira (24 )de Novembro de 2017, uma manhã reflexiva abordando o “25 de Novembro Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher”, e levando informações e esclarecer a população de como agir, se proteger e denuncia qualquer tipo de violência, na abertura as 8h30,  a banda Municipal apresentou dois clássicos da musica moderna tema do filme The Phantom of the Opera a musica, All I Ask Of You , depois  um tango, em seguida executou o hino da Parnaíba iniciando oficialmente a programação do evento.

(Banda Municipal de Parnaíba-PI,Simplício Dias da Silva Foto: Vanusa Costa)



Em seguida, foi relembrado a História das “Mariposas” fato que levou a Organização das Nações Unidas a instituir a data 25 de Novembro como o "Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher”.  As falas iniciais ficaram por conta da Gestora do NEV, Dra. Neves, que falou sobre o objetivo  do evento de orientar a população sobre as formar de como reconhecer , denunciar e combater a violência,apresentando as instituições que fazem parte da rede de enfrentamento à violência, falou também sobre como o NEV pode ajudar as pessoas que precisam desses serviços. No decorrer da programação foram informadas as estatística atuais da violência contra a mulher no mundo, no estado bem como na cidade de Parnaíba.

(Dra. Neves. Foto: Luana Araújo)
Dra. Neve, Gestora do Núcleo de Enfrentamento a Violência Doméstica - NEV, Parnaíba.

Em seguida a capitã Leoneide Comandante do 2º Batalhão /Grupamento de Atendimento Especializado à Criança , Idosos e Mulheres - GAECIM. Falou das competências do GAECIM e deixou o numero para denúncias 9-9858-1388, além do disque 100.
(Comandante Leoneide do GAECIM- Foto: Luana Araújo)

A Secretária de Educação Altair Marinho que estava  representando prefeito Mão Santa, trouxe um recado do mesmo aos homens, o recado era o seguinte: “ Mulher é como uma flor,  deve ser cuidada e bem tratada, amada e respeitada”, a secretária estava acompanhada do seu marido o poeta, e Advogado Diego Mendes. Representando a Secretária do Serviço Social e Cidadania a Sra. Fátima Veras.
(Secretária de Educação Altair Marinho - Foto: Luana Araújo)

Também se manifestaram com esclarecimentos e falas reflexivas sobre a temática envolvendo a “ Não Violência Contra a Mulher”.Silvana Lira representante dos agentes comunitários de saúde, Sr.Raimundo Nonato , o Presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa.
(Discurso de Silvana Lira)
(Sr. Raimundo Nonato)

Graça Viana presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente
Dr. Fernando Soares, promotor de Justiça 

(Na foto, NEV, OAB, Sup. de Comunicação e GAECIM)

Dra. Germana da  OAB, subseção Parnaíba Presidente da OAB , Dr. José Lima e o Vice-Presidente da OAB  Dr. Francisco,prestigiando o evento , Dra. Higma, a vereadora Neta Castelo Branco que fez sus reflexão mencionando a Lei nº 4.007-11 de Agosto de 2015, de sua autoria, que trata exatamente contra a violência que sofrem as mulheres, ressaltando que a tornará obrigatória no ensino nas escolas em 2018, como forma de tornar a sociedade mais esclarecidas de suas obrigações no combate a violência, o professor da UFPI, João Moura alertou quanto a discrimanção do genero, citando o preconceito algo que também deve ser combatido pois é combatendo-o vamos estar blindando as futuras gerações desta raiz geradora da violência contra a mulher. Membros do sindicato dos bancários também fizeram suas falas o Presidente do sindicato dos bancários  do Piauí Sr. Arimatéa.
                              (Presidente do sindicato dos bancários  do Piauí Sr. Arimatéa)

  e o Vice- presidente Odaly , Diretora de Comunicação sra. Hortencia, e o Diretor Robert , que estava acompanhados do presidente dos sindicados dos bancários de Parnaíba o Sr. Ribamar e parabenizaram a iniciativa da prefeitura e o trabalho do NEV e das entidades que fazem parte da Rede de Enfrentamento a Violência. O ultimo pronunciamento foi do  Dr, João Rocha membro da OAB/Parnaíba, que lembrou da importância do NEV, para a sociedade.


Roger Jacob e Luana Araújo os idealizadores do projeto de implantação do NEV em Parnaíba, estavam presentes bem como o superintendente de Comunicação Bernardo Silva, Superintendente de Cultura Teófilo Lima.
No decorrer do evento houve apresentações artísticas, pela Escola Frei Anastácio, que apresentou um belo coral cantando "A Paz" versão do Roupa Nova , da canção Heal The World de Michael Jackson . Apresentou-se também o grupo de balé do Lactário Suzane Jacob-PPSJ que tem o apoio do Criança Esperança e Grupo de dança do Terreiro Cosme e Damião do Bairro João XXIII.

Coral de Alunos da Escola Frei Anastácio
Balé do Lactario Suzane Jacob

Grupo Dança de Rua do Terreiro São Cosme e São Damião, B. João XXIII.

Parceiros:
Secretaria de Infraestrutura, Secretaria de Educação, Secretária de Saúde, Superintendência de Comunicação, Superintendência de Cultura, Armazém Paraíba, Tabuleiros Litorâneos, 
                                                        Faculdade Mauricio de Nassau 
Professor João Moura - UFPI

                                                                Instituto Wanda Horta, 
                                                                        O Boticário, 
                                                           Salão de Beleza Belíssima.

As instituições que fazem parte da rede de enfrentamento a violência:



SEDESC- NEV- CREAS- CRAS- Conselho Tutelar- CMDCA – Conselho Municipal da Mulher/ Conselho Municipal do Idoso/2º Batalhão , Grupamento de Atendimento Especializado à criança, idoso e Mulheres- GAECIM/ Delegacia da Mulher/ Serviço de atendimento as vítimas de Violência Sexual- SAVVIS/ Núcleo Multidisciplinar Lei Maria da Penha/ Ordem dos Advogados do Brasil-OAB,subseção Parnaíba/ Posto de Puericultura Suzane Jacob- PPSJ/Associação dos Agentes Comunitários de Saúde.
Qualquer forma de violência  deve ser denunciada ao NEV, em Parnaíba-PI na Av. Álvaro Mendes nº1414, B. Nova Parnaíba próxima a Pax União.

A coordenação do Evento teve a frente Luana Araujo, feliz com o objetivo alcançado dos trabalhos neste dia.

                                                              O população aplaudiu e apoiou a ideia.

Por Vanusa Costa.
Fotos: Meghe Alves e Luana Araújo.


Nenhum comentário