Últimas Notícias

A Praça dos Poetas continua sem poesia: É área do mercado informal


Caminhar ao lado da Praça dos poetas, é um desafio. É preciso desviar de carrinhos, ambulantes e bancas as mais diversas. Todas improvisadas. A desordem causada pelo comércio informal que ocupa o espaço público, como é caso ali em frente à Praça do Poeta, incomoda quem frequenta o local diariamente, além de causar uma má impressão aos visitantes, pelo nível de desorganização.
A Praça não tem poeta e nem poesia, mas vendedores de lanches dos mais variados tipos, CD e DVD, bijuterias, artesanato bolsas, relógios, óculos de grau e de sol piratas, refrigerante, água, refeições, brinquedos e outras coisas.

A Praça dos Poetas hoje é apenas um espaço sem nenhuma utilidade. Serve de banheiro e depósito de lixo. À noite o local é usado para o consumo de drogas e prostituição. As placas com poemas foram apagadas e esquecidas.
Para poeta Diego Mendes Sousa o abandono da Praça é um descaso com a memória e a história literária da cidade. “Desprezar um ambiente como esse, é reduzir a sensibilidade e o pensamento à insignificância”.
“Sou otimista, mas para que uma ideia tão nobre como essa, projetada pelo dramaturgo Benjamim Santos, seja reutilizada, necessário se faz que os gestores públicos da Parnaíba melhorem a forma de olhar. Cultura é linha dorsal de um povo. É abertura de usos e de costumes, ou melhor, é a consciência da preservação”, enfatizou.
A Praça dos Poetas, foi inaugurada na gestão do ex-prefeito de Parnaíba, Paulo Eudes Carneiro, com o intuito de criar um espaço para valorizar os poetas locais e regionais. Era secretário de cultura o dramaturgo Benjamin Santos.
Em 2014, foi anunciado que a Praça dos Poetas, seria destinada para a construção de um shopping popular, ou o shopping dos Camelôs. Seria um local digno, com banheiros e outros melhorias, destinado aos pequenos comerciantes. Mas só ficou na promessa.
O outro lado
Ouvida pelo jornal “Tribuna do Litoral” a secretária de infraestrutura, Gracinha Moraes Sousa, disse que a prefeitura possui projetos para todos os mercados da cidade, inclusive um anexo do Mercado Central, que contempla a área de comércio da Praça dos Poetas. “O início está previsto para julho de 2019, podendo ser antes”, disse.
Texto/Fotos: Jornalista Camila Neto
Edição:Bernardo Silva
Fonte: Jornal “Tribuna do Litoral”

Nenhum comentário