Últimas Notícias

Mutirão Outubro em Parnaíba


Hoje (27/10/18) sábado acontecendo o terceiro mutirão do Outubro Rosa uma parceria da Prefeitura Municipal de Parnaíba , Hospital e Maternidade Marques Bastos, Clinica Dr. João Silva e Liga de Semiologia Médica do Piauí - LISEMPI.


Segundo a médica infectologista, Renata Beltrão, a estimativa é de 170 atendimentos atendimentos preventivos para esta ação hoje, no  Marques Bastos, onde estão sendo disponibilizados exames de prevenção do câncer de colo do útero mais conhecido como papa nicolau, além de prevenção do câncer de mama. Questionada sobre como é feito o exame da mama  a médica Renata nos explicou que o exame de se inicia a partir da palpação da mama e de acordo com o histórico e necessidade da paciente, havendo constatação da necessidade da mamografia a paciente é autorizada e encaminhada para realizar a mamografia na clinica Dr. João Silva, Renata nos explicou ainda que esse exame se assemelha ao exame de radiologia e é indicado para rastreio do câncer de mama a indicação da mesma é para mulheres acima de 45 aos e que tenham histórico deste tipo de câncer na família disse a médica.

Haverá também uma caminhada dia 30 para encerrar a campanha do Outubro Rosa, todos estão convidados.
 Caso alguém não tenha conseguido realizar seus exames preventivos, procure o posto de saúde mais próximo de sua residencia todos eles estão aptos a realizar este exame  e orientá-las.  Prevenção é ato para toda vida.

Por: Vanusa Costa
Fotos: George Hamilton.

Nenhum comentário