Últimas Notícias

Engenheiro alerta para o risco de arrombamento de barragem no Piauí


arragem Açude Caldeirão (Foto: Régis Falcão/ Reprodução: Governo do Piauí)
Um documento assinado pelo engenheiro Francisco Ribeiro Soares, do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), em 14 de dezembro do ano passado, revela problemas no asfalto da PI-327 que podem provocar graves danos à estrutura da  barragem Açude Caldeirão na cidade de Piripiri. 

Segundo o relatório, a via que foi inaugurada em janeiro de 2014 estaria apresentando “anomalias sob formas de erosões no talude de jusante e o inicio da cavidade na crista da barragem e que agora agravou, com as últimas chuvas, tomando quase toda a plataforma da PI-327”. 

Confira o documento na íntegra: 

Ao Portal AZ, o diretor do Departameto de Estradas de Rodagem do Piauí (DER-PI) informou que uma equipe do órgão já está fazendo reparos no local. “Já assinamos uma ordem de serviço e pelo o que foi verificado não se trata de nada grave. No caso, nossa equipe já está no local em operação. Inclusive, estou indo para lá analisar de perto a situação”, disse. 

Relatório de Segurança 

Segundo o Relatório de Segurança das Barragens divulgado pela Agência Nacional das Águas, há treze barragens no Piauí que apresentam alto risco de Dano Potencial Associado- DPA ao comprometimento da estrutura do reservatório. 
No mesmo relatório, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí – SEMAR, durante a fiscalização e execução de política de segurança das barragens, afirmou que encontrou dificuldades “com alguns órgãos empreendedores das barragens, pois a dificuldade do repasse dos projetos dos reservatórios faz com que dificulte na implementação da Política Nacional de Segurança de Barragem”. 

Barragem do Bezerro 

Em 08 de abril de 2018, a barragem do Bezerro, em José de Freitas, apresentou risco de rompimento e cerca de 50 famílias tiveram que deixar suas residências devido aos pontos de vazamentos na estrutura do imenso reservatório. 

Nenhum comentário