Últimas Notícias

FEST BANDAS O Maior encontro de Bandas no Norte Nordeste do Brasil aconteceu no ultimo sábado dia 03 de agosto em Parnaíba-Pí


XII - FEST BANDAS 2019 Parnaíba-PI

A XII Edição do Feste Bandas o maior festival de Bandas Instrumentais do Norte Nordeste,uma realização da Prefeitura Municipal de Parnaíba, Banda Municipal Simplício Dias e Superintendência de Turismo.
Na fileira de honra, Mestre Zuliti, Superintendente de Cultura Albert Piauhy, Ouvidor Municipal Fábio Barros, Secretária SEDESC e primeira dama Adalgisa M. Souza o Prefeito Municipal de Parnaíba-Mão Santa e o Secretário de Governo Arlindo Leão.
                           A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas no palco
(Foto de Alessandra Mota)
A História da Banda Municipal Simplício Dias da Silva interpretada pelo ator José Wilson como Simplício Dias, texto de Diderot Marvingnier. Momento emocionante.

O Festival de Bandas foi idealizado pelo maestro Clécio Albuquerque no ano de 2005, com o apoio dos maestros Flavio Neiva, Antônio Rodrigues, A. Silva e maestro Lima. Que em sua primeira edição com o apoio do Secretárui de Cutura na época Arlindo Leão, Júlho Cesar e Cunha Soares, Roberto de Oliveira Júnior e Jesum Messias superlotou a Concha Acústica da cidade no dia 13 de agosto de 2005.

                                                ( Banda M. Simplício Dias da Silva)

Neste ano de 2019 a Banda Municipal Simplício Dias da Silva completa 210 Anos de existência desde que foi criada por Simplício Dias e da  sua fundação desde sua primeira denominação Lira de Pedro Braga a Banda de Musica Municipal  no seculo XIX em 18  de fevereiro de 1886 já se vão 133 anos. Carinhosamente era apelidada de A furiosa. 
Na sessão do dia 02 de novembro 2009, foi aprovado o projeto de lei N° 3.403/2009, que denomina a Banda Municipal de Parnaíba  “Banda Municipal Simplício Dias”. Essa homenagem se deve ao fato qual o Sr. Simplício dias da Silva, parnaibano, coronel de milícias e rico proprietário de terras, fundou, no início do século XIX, a primeira orquestra do Piaui, e é considerado o primeiro mecenas (financiador e apoiador das artes) no Estado. 
O Secretário atual de Governo do município de Parnaíba, Arlindo Leão nos informou que a Banda Municipal Simplício Dias chegou a ser regida por um dos maiores pianistas do mundo, Arthur Moreira Lima, em evento corrido na Universidade Federal pela Secretária de Cultura em sua Gestão em 2007. A banda também ganhou um livro sobre sua história quando comemorou 120 ainda na gestão de Arlindo Leão.
A XII Edição do Fest Bandas aconteceu no Teatro Escola Municipal Francisca Cavalcante no ultimo sábado dia 03 de agosto, banda que se apresentaram:
                                             ( Maestro Clécio e a Filarmônica de Parnaiba)

Banda Orquestra Filarmônica de Parnaíba.( Maestro Clécio Albuquerque)
Banda Municipal Simplício Dias da Silva.(Maestro Charles)
Banda Municipal de |Piripiri
Banda Municipal da cidade de Marco-CE.
Banda Orquestra Filarmônica SOMUT de Tianguá-CE.(Maestro Fábio Miota)
Banda Sinfônica Maestro Manuel Fabiano de Batalha -PI( Maestro Fábio Mesquita)
Banda Municipal 26 de Julho de Luiz Correia -PI.
Banda de Musica Municipal Maestro João Batista do Amaral( Maestro Flávio)

Foi um espetáculo de musica clássica, erudita regional e populares que encheu os ouvidos e os olhos com as performances apresentadas pelas mesmas, ano que vem tem mais.

Por: Vanusa Costa.
Fotos: Alessandra Mota/ Sup. Cultura

Nenhum comentário