Últimas Notícias

FIEPI faz doação de impressoras 3D para confecção de máscaras especiais em Parnaíba


A Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI) por meio do presidente Zé Filho, investe no uso de tecnologia da impressão 3D para confecção de máscaras que protegem profissionais da saúde e pacientes da contaminação com o Coronavírus. A ação se soma a outras medidas adotadas para colaborar com a sociedade neste momento de crise provocada pela pandemia.


 Através de uma parceria com a Universidade Delta do Parnaíba, coordenada pelo Dr. Gildário Dias Lima, a FIEPI fez a doação de 10 impressoras 3D,  que já estão sendo transportadas para cidade de Parnaíba, onde serão colocadas imediatamente em funcionamento para produção das máscaras Delfi-TRON.

Segundo o presidente da FIEPI, a inovação é sempre uma grande aliada e por isso a FIEPI decidiu investir nessa tecnologia que produz máscaras em impressoras 3D.

“Vamos continuar realizando todas as ações necessárias para ajudar no combate ao coronavírus e preservar em primeiro lugar a vida das pessoas”, enfatizou Zé Filho.

Segundo o coordenador do projeto Dr. Gildário Lima a previsão é que até sexta-feira (27) já estejam sendo distribuídas as primeiras máscaras, pois a tecnologia já foi amplamente testada em laboratório.

A máscara Delfi-TRON foi desenvolvida pela TRON Ensino de Robótica Educativa para ser de fácil construção, utilização e de total importância para ajudar os profissionais de saúde no combate de epidemias decorrentes por meio do contagia via respiração.

Foram parceiras desse projeto, além da Federação das Indústrias do Estado do Piauí, a Universidade Federal do Piauí, Universidade Delta do Parnaíba, Universidade Tiradentes, Instituto de Tecnologia e Pesquisa, Sesc Piauí e Sesc Minas



Mais informações sobre a máscara

A Delfi-Tron é uma máscara reutilizável e lavável que proporciona o máximo conforto, durabilidade e proteção ao usuário. O filtro mecânico deve ser trocado sempre que o usuário perceber um aumento na dificuldade de respiração (devido a saturação), se houver danos físicos e quando não estiver mais em condições adequadas de higiene. A Delfi-Tron foi desenvolvida com a colaboração de profissionais de diversas áreas e parcerias público-privadas para facilitar o uso pelos profissionais de saúde e pacientes diagnosticados com COVID-19 a fim de diminuir custos e solucionar de forma rápida e eficaz a escassez de materiais em época de pandemia.

A Delfi-Tron é um produto de baixo custo, fácil e rápida manufatura, com uso de impressoras 3D domésticas, empregando somente matérias primas “ecofriendly”, biodegradável, reciclável e compostável. Além disso, para seu desenvolvimento foi considerado os aspectos  ergonômicos, praticidade e reutilização após a higienização, sendo somente descartado o filtro responsável pelas trocas gasosas.

Nenhum comentário