Últimas Notícias

Covid-19: Vacina espanhola é autorizada para teste internacional

 

Testes da vacina Ruti, fabricada pela farmacêutica espanhola Archivel Farma, serão realizados na Argentina; foi inicialmente projetada contra tuberculose

A vacina Ruti contra covid-19, desenvolvida por um pesquisador do Hospital Germans Trias i Pujol, em Barcelona, e fabricada pela farmacêutica espanhola Archivel Farma, é a primeira da Espanha a receber autorização para fazer um teste clínico internacional, que será realizado na Argentina.

Conforme informado pela empresa, a vacina, inicialmente projetada contra a tuberculose, também deve ser eficaz contra outras infecções virais, como o coronavírus, para o qual recebeu a aprovação da Administração Nacional de Medicamentos, Alimentos e Tecnologia Médica (ANMAT) da Argentina para conduzir um teste clínico.

Este é um estudo duplo-cego com placebo, com duração de nove meses, para avaliar a eficácia da vacina Ruti na prevenção da infecção e redução da mortalidade por Covid-19 em profissionais de saúde.

A vacina foi desenvolvida pelo Dr. Pere-Joan Cardona, do Serviço de Microbiologia Can Ruti, e baseia-se na chamada "imunidade inata treinada", ou seja, em estimular a imunidade do corpo por meio da vacina e "fornecendo-lhe memória" para gerar uma resposta melhor e mais rápida à exposição ao vírus.

Se for comprovada sua eficácia, a Ruti pode tornar-se a base para vacinas antivirais de amplo espectro, graças ao seu mecanismo alternativo de geração de anticorpos produzidos pela vacinação clássica.

Na verdade, essa nova opção terapêutica também poderia ser usada como primeiro recurso em caso de epidemias causadas por novos vírus ou em mutações de vírus pandêmicos que fazem as vacinas existentes perderem sua eficácia inicial.

Também pode ser aplicado como reforço em populações que não respondem efetivamente a vacinas específicas ou como complemento a vacinas que geram anticorpos, por exemplo, aquelas desenvolvidas especificamente para a Covid-19.

"O conceito de imunidade treinada surge como uma alternativa interessante e inovadora a ser explorada como estratégia de prevenção, inicialmente em profissionais de saúde", explicou o médico responsável pelo estudo na Argentina, Waldo Belloso, admitindo que "a obtenção de vacinas específicas de eficácia suficiente e disponíveis para uso generalizado levará tempo".

Depois de receber o aval das autoridades argentinas, a empresa Ruti Immune, criada pela Archivel Farma para produzir a vacina, já deu início aos procedimentos logísticos para que as doses cheguem ao país sul-americano e possam começar a ser administradas em 369 funcionários de diversos centros de saúde.

Na Espanha, segundo a empresa, a vacina também poderá em breve ser testada em um ensaio clínico muito semelhante pelo Instituto Germans Trias i Pujol.

Fonte: R7



Nenhum comentário