Últimas Notícias

A Prefeitura de Parnaíba através da SEDESC / SPV retomam o Projeto de Combate a Gravidez na Adolescência





                                                                   Adalgiza M. Souza

A Prefeitura Municipal de Parnaíba através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania-SEDESC, que tem a frente  a secretária Adalgisa Moraes Souza em conjunto com o Serviço de Proteção aos Vulneráveis-SPV estão retomando o Projeto de Prevenção da Gravidez Precoce na Adolescência, projeto este que havia iniciado no final de 2019 início de 2020 e ficou parado por conta da pandemia.


A secretária do desenvolvimento social destacou que essa ação do projeto de prevenção da gravidez precoce na adolescência é pioneiro e já tem inspirado outras cidades , mencionou inclusive a campanha a nível federal que será iniciada próxima semana .

Edilene Soares- Responsável pelo Projeto de combate a Gravidez Precoce na Adolescência

Segundo nos contou Edilene Soares, o projeto surgiu quando Dona Adalgisa viu o número de adolescente grávidas que buscavam ajuda junto a SEDESC, e participando do projeto da Cultura de Paz junto ao SPV, observou também os relatos de gravidez precoce, então Dona Adalgisa pediu a Dra. Neves que com sua equipe desenvolvessem o projeto para combater a “ Gravidez precoce na Adolescência”, Dra. Edilene Soares ficou encarregada de desenvolver o projeto que segundo ela  teve várias etapas desde a coleta de dados só em 2019 foram mais de 319 casos de gravides precoce, fora o aumento de evasão escolar e doenças sexualmente transmissíveis, foi feito o mapeamento de bairros onde existiam meninas gravidas e das escolas com índice de evasão por conta da gravidez precoce, foram feitas  reuniões orientando Diretores de escolas, professores e equipes da saúde de como lidar e orientar os adolescentes no sentido de prevenir, sendo que o projeto e o conteúdo também que seria apresentado aos jovens foi levado primeiro aos pais para que tivesse a aprovação e permissão do mesmo, assim com a aprovação e permissão dos pais o projeto estava pronto para sua etapa final que seria o ciclo de palestras educativas nos locais de maior incidência, mas veio a pandemia de 2020 e foi preciso parar.


Agora em 2021 o “Projeto Gravidez Precoce na Adolescência” retorna, uma realização da Prefeitura Municipal de Parnaíba através da SEDESC, SPV,SEDUC, SESA, CREAS E CRAS.  Na ultima quarta-feira 27 de janeiro, o Projeto retornou de onde havia parado a 3ª Etapa que era exatamente os ciclos de palestras tudo de acordo com os BNCC’s.

                                                   Professora Cristiane Almeida-Assistente PMA/SPV,

Cristiane colaboradora e assessora do projeto nos disse que esse projeto é de extrema importância para os jovens que vivem a ausência de dialogo e orientação sobre o assunto por parte dos pais e responsáveis, o adolescente orientado de forma adequada saberá melhor aproveitar o período de estudos e aprendizado na escola sem queimar etapas.


Dra. Neves Felizardo Gestora do Serviço de Proteção aos Vulneráveis

A palestra de retomada das atividades foi proferida pela Gestora do Serviço de Proteção aos Vulneráveis-SPV, Dra. Neves Felizardo aos professores e gestores da SEDUC.

                                           Secretario de Educação Rafael Alves e Dra. Neves

Dia 02 de fevereiro acontecerá um encontro por vídeo conferencia para tratar do tema e dia 08 inicia-se as palestras nas áreas mais necessitadas deste trabalho, que também passará pelos CRAS. Obedecendo todas as regras que o momento exige. Foi o que nos informou a responsável pela elaboração e execução do projeto Dra. Maria Edilene Nascimento Soares(coordenadora Pedagógica- SPV)

O Projeto foi um pedido de Dona Adalgiza, desenvolvido pelo SPV Dra. Neves, com a responsabilidade da elaboração de Dra. Edilene Soares e Cristiane. 

Coincidentemente o Governo Federal também lançou a campanha que iniciará na próxima semana de 01 a 08 de Fevereiro/2021 – Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência.

Mais informações acesse a página oficial da SEDESC e do Serviço de Proteção ao Vulneravel-SPV.



Por: Vanusa Costa.


Nenhum comentário