Últimas Notícias

Concurso Detran PI: órgão envia pedido para autorização de edital

 

O Departamento de Trânsito do Estado do Piauí trabalha para realizar o seu novo concurso Detran PI. Após diversas manifestações em 2020, o processo que pede o aval ao governo registrou movimentações em abril deste ano.

Segundo os documentos apresentados, o processo está em análise na Secretaria de Administração e Previdência do Piauí (Seadprev). Um dos últimos ofícios enviados à pasta:

"Solicita autorização do Governador o Estado para estudo de quantitativo do quadro de funcionários e autorização de concurso público para Detran PI".

Conforme documento usado como justificativa para a seleção, em 2020, o Detran PI contava com 338 servidores efetivos. No entanto, boa parte desse quantitativo era composto por profissionais com mais de 60 anos.

"Além dos vários casos de afastamento por licença, boa parte dos servidores do órgão está afastada por compor o grupo de risco para Covid-19", apontou o relatório assinado em agosto do ano passado.

O documento aponta ainda que o órgão, criado na década de 70, nunca teve acréscimo do efetivo. E, mesmo com a contratação de terceirizados, a "falta de servidores em número mais expressivo é sentida", tendo em vista que as funções finalísticas só podem ser realizadas por concursados.

Por fim, o relatório aponta ainda que, com o adiantar da idade dos atuais servidores, mais afastamentos ocorrerão, gerando uma deficiência nos serviços prestados pelo Departamento. O documento foi assinado pelo ex-diretor geral, Arão Martins.

Em agosto do ano passado, o atual diretor do Detran PI, Garcias Guedes, afirmou que lutará por novos editais durante a sua gestão. Na ocasião, no entanto, ele não citou a carreira de examinador, mas sim o serviço de Tecnologia da Informação.

O diretor comentou que queria modernizar o sistema do órgão e rejuvenescer o quadro de pessoal.

"É uma realidade que não podemos deixar de levar em consideração. Entretanto, são pessoas/servidores valorosos que ajudam o Detran como um todo. Iremos debater com o pessoal da Secretaria de Administração sobre a possibilidade de realização de novos concursos para poder rejuvenescer o corpo de servidores do Detran", disse na época.

O Departamento de Trânsito do Estado do Piauí divulgou edital de processo seletivo em 2012, com vagas para a contratação temporária na área de TI.

Foram 22 vagas em cargos dos níveis médio/técnico e superior, sendo eles:

  • analista de suporte pleno;
  • analista de suporte junior;
  • técnico de suporte;
  • analista de sistema pleno;
  • programador; e
  • analista de sistema junior.
  • Em 2020, a deputada Flora Izabel cobrou a realização de um novo concurso Detran PI, com oferta de 200 vagas. 

    Segundo ela, o Departamento já operava com déficit e alta demanda, sendo pouco mais de 40 examinadores para atender aos 224 municípios do estado

  • Desta forma, a parlamentar denunciou a dificuldade do Departamento em prestar um bom atendimento.

     "O número reduzido de servidores diante da grande procura pelos serviços impacta negativamente na arrecadação do órgão e na prestação dos serviços aos piauienses que procuram tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH)", disse.

    Segundo a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), por lei só pode ser examinador o servidor concursado e admitido para essa função. A mesma lei proíbe a terceirização do serviço. Com isso, segundo a deputada, a melhor alternativa é o concurso Detran PI.

    “Aumentou muito a procura pelos serviços em todo o Piauí nos últimos anos, principalmente, em função das facilidades de acesso a veículos de passeios e a motos, enquanto o número de examinadores apenas reduziu por falta de concurso público ao longo dos anos. Diante da situação, fica impossibilitada a realização, em tempo hábil e de forma mais ágil, de todos os exames práticos para as expedições das habilitações", disse Flora Izabel.

    Para ocorrer, o concurso do Departamento de Trânsito do Piauí precisa ser autorizado pelo Governo Estadual. Somente com o aval, a comissão poderá ser formada e uma banca organizadora contratada. Com os processos concluídos, o edital será publicado.                          Fonte folhadirigida



Nenhum comentário