Últimas Notícias

Vereador manda professoras pararem de “latir” durante sessão em Canto do...

Confusão, tumulto e gritaria marcaram a sessão da Câmara Municipal de Canto do Buriti nessa última quarta-feira (15). Durante sua fala, o vereador Edvaldo Borges disse que se um grupo de professoras “quisessem latir”, tinham que esperar ele terminar de falar.

“Faz favor, quando vocês quiserem latir, deixa eu terminar de falar”, disse o vereador.  

A fala imediatamente gerou revolta na categoria que começou a gritar e vaiar o parlamentar.

Em nota, a assessoria jurídica do vereador Edvaldo Borges disse que não estavam sendo discutidas matérias da classe dos professores durante a sessão.

“Não foram discutidas matérias da classe de professores, contudo na sessão estavam presentes um determinado grupo de pessoas simpatizantes do prefeito fiscalizado, e que, por questões partidárias, acabaram causando tumulto, ao proferirem ofensas e desrespeitarem o momento de fala dos vereadores”, diz a nota.

A nota esclareceu ainda que no momento da confusão, os vereadores estavam debatendo sobre a fiscalização de escolas municipais que estão recebendo recursos para funcionar em tempo integral, mas que não estariam cumprindo o horário.

A assessoria justificou também que por conta das provocações que os professores estariam fazendo, o vereador Edvaldo Borges, impedido de falar na sua vez, com os ânimos exaltados utilizou um termo inadequado, mas que não foi direcionado a classe dos professores.

Devido ao tumulto, a sessão precisou ser encerrada antes da hora.

Confira nota na íntegra:

Na data de 16 de Março de 2023, foram divulgados em diversos meios de comunicações matérias cujo conteúdo distanciam-se da verdade dos fatos e por este motivo busca-se restabelecer a verdade.

Primeiramente é importante destacar que na Sessão Ordinária do dia 15 de Março de 2023 ocorrida na Câmara Municipal de Canto do Buriti-PI, não foram discutidas matérias da classe de professores, contudo na sessão estavam presentes um determinado grupo de pessoas simpatizantes do prefeito fiscalizado, e que, por questões partidárias, acabaram causando tumulto, ao proferirem ofensas e desrespeitarem o momento de fala dos vereadores.

Por conta de tais provocações, gritos, vaias e xingamentos, ficando totalmente impedido de falar na vez que lhe era de direito, o vereador Edvaldo Borges com os ânimos exaltados utilizou um termo inadequado, mas que em momento algum foi direcionado a classe dos professores.

A câmara de vereadores estava discutindo naquele momento sobre a fiscalização que está acontecendo nas escolas municipais que estão recebendo recursos do Fundeb desde o ano de 2021 para funcionar em tempo integral e isto não estaria ocorrendo. Ainda mais, além da fiscalização citada, o vereador em sua fala parabenizou a aprovação do plano de carreira dos professores e pediu humildemente que os professores produzissem porque os alunos da educação pública mereciam uma educação de qualidade.

No entanto, por questões politicas, o mesmo teve seu direito à voz burlado por essas pessoas, que querendo perturbar o sossego da sessão, e promovendo desordem no recinto, contribuíram para que a sessão acabasse encerrada antes da hora.

Outrossim, a população de Canto do Buriti tem pleno conhecimento do trabalho desenvolvido pelo vereador ao longo desses sete mandatos, bem como seu comprometimento e respeito não apenas com a classe dos professores, mas todos os cidadãos cantoburitienses.

O vereador ressalta ainda, que faz política com amor, dedicação e respeito ao próximo, e jamais queria que isso acontecesse, mas que continuará firme, representando os quase 600 votos que obteve nas últimas eleições e lutando por aquilo que ele acredita, em especial, na democracia que nos rege.

No mais, só temos a lamentar a situação ocorrida, nos colocando à disposição para esclarecer eventuais dúvidas.

 

Rebeca Lima

redacao@cidadeverde.com 

 

Nenhum comentário