Últimas Notícias

Barragem da Boa Esperança abre comportas e vazão deve atingir Rio Parnaíba e afluentes

O aumento na vazão dos rios Parnaíba e Poti já é perceptível em Teresina. A chegada do período chuvoso já fez com que a Barragem de Boa Esperança chegasse a 59,92%. Parte do volume será liberado e deverá chegar a Teresina neste sábado, fazendo com que o volume do Rio Parnaíba ultrapasse os 3 metros.
De acordo com a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) responsável pelo monitoramento dos rios no Piauí, o volume atual do rio Parnaíba em Teresina chega a 2,74 metros e vai aumentar por conta da vazão liberada na barragem em Guadalupe. O Rio Poti também registrou um aumento perceptível no volume. O Poti em Teresina tem cota de inundação de 10 metros, enquanto o Parnaíba tem 6 metros e 87 centímetros.
Rio Longá e Maratoan
Localizados na região onde mais chove no Piauí, os rios Longá, em Esperantina, e Marataoan, em Barras também tiveram crescimento na vazão. O rio Longa já chega a 6 metros e 13 centímetros de profundidade e o rio Marataoan a 3m e 90 cm. “Interessante que as prefeituras estejam atentas e preparadas”, alertou a CPRM.
Mais chuva
A previsão é que novas movimentações de chuva cheguem ao Piauí até o mês de abril.
“Essa é uma tendência da Bacia do Poti nesse momento. Os volumes chuvosos sobre a bacia do Poti vão incrementar a vazão do rio. Temos duas bacias vulneráveis, a Bacia do Poti e a bacia do Longá, com forte impacto sobre a cidade de Luzilândia”, informou o climatologista Werton Costa.

*Com informações do Cidade Verde

Nenhum comentário