Últimas Notícias

Conselho pede reabertura de parques para atividades físicas supervisionadas


O Conselho Regional de Educação Física do Piauí elaborou um projeto piloto para reabertura de parques da cidade em horários específicos e sob controle. O documento foi uma sugestão aos comitês de controle da pandemia Covid-19 em Teresina. 


No projeto, segundo o presidente do Conselho Regional de Educação Física, Danys Queiroz, determina a presença de estagiários e supervisores para acompanhar as atividades físicas. Ele conta que os personais trainers também poderiam frequentar os parques com os seus clientes.
"É fazer atividade física orientada em horários específicos. O controle ficaria com a Prefeitura (de Teresina) e nós daríamos essa orientação", diz Danys Queiroz. O projeto segue o protocolo com as novas normas para o funcionamento das academias, além das medidas já adotadas por outros setores, como o reforço da higiene pessoal e aferição da temperatura.  
Não dá uma data prevista para o retorno das atividades esportivas. A estimativa do Conselho de Educação Física é de que pelo menos 20% das 255 academias de Teresina não consigam reabrir. "Nós já tivemos a falência de várias academias no estado. Vai ter outra pandemia: a da atividade física e em decorrência disso". 
NORMAS INDICATIVAS PARA FUNCIONAMENTO
  • ACADEMIA: 1 aluno a cada 4m², aparelhos com 1,5m de distância, metade dos aparelhos ocupados;
  • TREINOS DE CROSFIT: distância de 6 metros entre os atletas, equipamento de uso individual;
  • ESPORTES DE LUTA: treino de condicionamento físico, sem contato. 
  • NATAÇÃO: suporte individual para toalhas
A Prefeitura de Teresina informa que analisa todas as propostas recebidas, mas, até agora, não tem como estabelecer uma data para retorno de nenhuma atividade devido o grande risco de infecção provocado pelo novo coronavírus que a cidade ainda enfrenta, com aumento no número de casos e óbitos registrados a cada dia. 
"Teresina notificou ontem (11) um total de 276 novos casos de COVID-19. Os dados são do Painel Epidemiológico da Fundação Municipal de Saúde (FMS), que registrou também 11 novos óbitos nas últimas 24 horas. Agora, a capital tem 4049 casos da doença, com 173 mortes", informa a PMT.
Carlienne Carpaso
carliene@cidadeverde.com

Nenhum comentário