Últimas Notícias

Empresários em Teresina-PI, protestam na Câmara pela reabertura das atividades econômicas



Profissionais de setores produtivos de Teresina fizeram uma manifestação em frente à Câmara de Teresina nesta quarta-feira (17). Os manifestantes pedem que a prefeitura e o governo realizem o processo de reabertura gradual. 
Segundo os manifestantes, alguns empresários de lojas menores estariam trabalhando na clandestinidade. Eles afirmam que isso aumenta o risco já que falta um protocolo oficial de reabertura, com garantias de segurança e fiscalização.


Na área da Construção Civil, o empresário André Baia afirma que a clandestinidade tem sido maior na periferia da capital.
“É melhor trabalhar com protocolos rígidos do que na clandestinidade. Na periferia o trabalho acontece com as portas meio abertas. As pessoas trabalham com medo e sem segurança porque não existe protocolo. É melhor trabalhar com protocolo do que clandestino. Já passou do limite do razoável o que ocorre no Piauí. Queremos voltar, mas de forma rígida e com todos os cuidados. Vamos ajudar a fiscalizar esses protocolos. A situação é mais greve na periferia.”, destacou André Baia.
Representando os lojistas dos shoppings, Socorro Mendes, afirma que mais de 300 funcionários de shoppings já foram demitidos no estado. Segundo ela, pelo menos 30 lojas não irão reabrir após o fim do decreto de isolamento por terem decretado falência. 
“É uma situação triste, calamitosa, uma situação revoltante. Sou lojista de shopping e no local que trabalho já temos mais de 30 lojas fechadas. Já foram demitidas mais 300 pessoas. Algumas da própria administração do shopping. A cada dia que passa a situação piora. Por trás de cada empresário existem os colaboradores que estão sofrendo junto conosco. Observamos que as empresas trabalham na clandestinidade. Ninguém agüenta mais. Temos contas a pagar. Nosso funcionários saíram da suspensão de trabalho. Temos que pagá-los. Temos duas opções: ou demitir ou pagar. Como pagar se não faturamos?”, afirmou.
O presidente da Câmara de Teresina, vereador Jeová Alencar,  afirma apoiar a reabertura gradual. 
“Cada cidadão tem o direto de fazer a sua manifestação de forma pacífica. Somos favoráveis a reabertura do comércio de forma gradual, com responsabilidade e respeitando o protocolo de segurança pra a saúde pública. Tudo que for de forma pacífica para o bem de Teresina terá o nosso apoio”, disse. 
Lídia Brito
lidiabrito@cidadeverde.com

Nenhum comentário