Últimas Notícias

Tempo seco e ventos fortes contribuem para queimadas no litoral

 

Ventos fortes e clima seco são favoráveis para a proliferação de incêndios. Uma realidade comum no Norte do Piauí como queimadas que partem do comportamento de pessoas descuidadas que negligenciam os cuidados necessários. Segundo o tenente Thopson Thauzer, do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, em muitos casos os incêndios são resultado de limpeza de terrenos para expansão urbana, fogo em terrenos baldios, fogueiras entre outros.

A realidade prejudica animais que vivem nestas regiões. como este gavião carcará que em meio a fumaça procura se abrigar da forte fumaça e chamas. No período de estiagem as ocorrências de incêndios são muito comuns. Em tempos de pandemia da Covid-19 que fragiliza principalmente o sistema respiratório, a fumaça e extremante prejudicial.

Neste período do segundo semestre o índice de queimadas se elava muito e o trabalho do Corpo de Bombeiros Militar, na contenção desses prejuízos, aumenta também consideravelmente. É importante que as pessoas colaborem e previnam.

Na região do Bairro Tabuleiro, em Parnaíba, litoral do Piauí, o fogo rapidamente consumiu a vegetação seca e com os fortes ventos a fumaça atingiu moradias. O Corpo de Bombeiros Militar é acionado para manter situações como esta em controle e precisou retornar no fim da tarde de quinta-feira (20/08) para debelar o incêndio que rapidamente ganhava força de destruição.

Fonte: Portal Costa Norte

Nenhum comentário