Últimas Notícias

Tartarugas marinhas nascem embaixo de mesa de barraca em Luís Correia; várias morreram

 

Na tarde deste sábado (26/06) a equipe do Instituto Tartarugas do Delta foi acionada para acompanhar um nascimento de filhotes de tartarugas marinhas na Barraca do Preto, praia do Coqueiro, Luís Correia, litoral do Piauí.
Trata-se de um ninho não monitorado pela equipe. “Infelizmente, nessa temporada de 2021, não foi possível realizar os monitoramentos de praias de forma intensiva, devido a restrições financeiras e sanitárias. Durante esta ocorrência, algumas pessoas tiveram a oportunidade de testemunhar a importância dos trabalhos de manejo e conservação de tartarugas marinhas no litoral piauiense. O ninho foi confeccionado em uma praia urbanizada e ficou muito vulnerável, sendo pisoteado e rodeado por cadeiras e mesas durante o período de incubação (aproximadamente 60 dias)”, informou o instituto.

“Quando chegamos ao local, Rose Amorim, nos relatou como vivenciou esse momento. Descreveu que estava com sua família sentada, contemplando a praia, quando de repente, as tartaruguinhas começaram a subir no pé de um dos seu filhos. Chegamos ao local, classificamos o ninho e registramos 51 ovos que não se desenvolveram e quatro que tiveram dificuldades no desenvolvimento embrionário e morreram. Estima-se que foram liberados ao mar, 63 filhotes, relato das pessoas que participaram desse momento”, completaram na postagem.

“Agradecemos a todos que tiveram o cuidado de ajudar os filhotes e que fizeram contato com o Instituto Tartarugas do Delta”, concluíram.




Fonte: 180graus



Nenhum comentário