Últimas Notícias

Piauí tem alerta de chuvas para quase todo o estado; veja previsão

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que o Piauí está com alerta de chuvas intensas para 223 municípios. Apenas a cidade de Betânia do Piauí está sem previsão de chuva. O alerta segue até às 10h de sexta-feira (27), quando será emitido um novo boletim.

Segundo o Inmet, até o dia 30 de janeiro deste ano, os maiores acumulados devem se concentrar em áreas do Maranhão, Piauí e Bahia, com volumes que podem superar 60 mm. 


“Esse sistema que provocou os episódios de chuva intensa no Piauí, em Parnaíba e Piripiri acima de 100 mm, e em muitas cidades da planície litorânea e do Vale do Longá, deve permanecer por todo o período chuvoso, com diferentes níveis de intensidade, porque a intensidade da chuva também está relacionada a condições muito específicas, chamadas de condições termodinâmicas, teremos temporais intensos, seguidos de temporais fracos. O importante é acompanhar a previsão de tempo diária e a qualificação da previsão, chamada de alerta ou aviso meteorológico do tempo, esses avisos é que vão identificar o grau de risco de temporais”, disse o climatologista Werton Costa.

No estado, 49 municípios que estão localizados na região do Norte do estado estão em alerta laranja com previsão de chuva entre 30 a100 mm/dia e ventos intensos até 100 km/h.  Para esses locais existe também o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. 

Entre os municípios nessa região estão: Altos, Barras, Batalha, Brasileira, Buriti dos Lopes, Cabeceiras do Piauí, Cajueiro da Praia, Cocal, Domingos Mourão, Esperantina, Luís Correia, Madeiro, Nossa Senhora de Nazaré, Nossa Senhora dos Remédios, Parnaíba, Pedro II, Piripiri, Porto, São José do Divino, Sigefredo Pacheco e União.

Já os demais municípios do estado estão em alerta amarelo com previsão de chuva entre 20 a 50 mm/dia, com ventos de 40 a 60 km/h. 

Chuva causa alagamentos

Uma forte chuva na tarde de quarta-feira (25) deixou ruas e avenidas alagadas em Piripiri e Parnaíba, no Norte do Piauí. Internautas gravaram e compartilharam vídeos dos alagamentos nas redes sociais. 

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu cerca de 89 mm em menos de 4 horas em Parnaíba. A água cobriu parte das ruas e avenidas da cidade. Tendo, inclusive, coberto canteiro da avenida São Sebastião. 

Bárbara Rodrigues
redacao@cidadeverde.com


Nenhum comentário