Últimas Notícias

Aeroporto de Teresina faz alerta sobre riscos com uso de raio laser contra aeronaves

 


O Aeroporto de Teresina registrou na primeira quinzena de janeiro uma ocorrĂȘncia de uso de ponteira laser contra uma aeronave cargueira que estava fazendo rota noturna entre Teresina e SĂŁo LuĂ­s, no MaranhĂŁo. O fato reacende a discussĂŁo sobre o perigo que esta atitude representa para a aviação e para a vida de dezenas de pessoas.


O gerente do Aeroporto de Teresina, Éden Pisani JĂșnior, fez um alerta Ă  população sobre os perigos relacionados a essa prĂĄtica.

“Esse tipo de ação irresponsĂĄvel provoca distração, ofuscamento e cegueira momentĂąnea, comprometendo a capacidade do piloto, sobretudo nos momentos mais crĂ­ticos do voo, que sĂŁo os pousos e as decolagens. Portanto, quem pratica esse tipo de ato coloca em risco a vida de todos a bordo e, atĂ© mesmo, da comunidade que mora no entorno do sĂ­tio aeroportuĂĄrio”, explicou.

De acordo com dados do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes AeronĂĄuticos (CENIPA), foram registrados 473 casos como esse em todo o Brasil em 2022. Desse nĂșmero, 90 ocorrĂȘncias aconteceram nos aeroportos administrados pela CCR no paĂ­s, sendo que trĂȘs delas foram em Teresina.

“Um nĂșmero preocupante para um ato que pode causar danos Ă  vida, jĂĄ que essa atitude, aparentemente inofensiva, potencializa riscos Ă  segurança da aviação”, ressalta o gerente.

Conforme o Código Penal, Art. 261, expor a perigo aeronave ou praticar qualquer ato que possa impedir ou dificultar a navegação aérea é crime, com pena de dois a cinco anos de prisão.

 

Da Redação
redacao@cidadeverde.com


Nenhum comentĂĄrio